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O motor de passos de relutância é equipado com um rotor construído a partir de ferro doce. Esse motor desenvolve um torque indexado em resposta à excitação em sequência em corrente contínua das bobinas do estator, devido à grande diferença na relutância magnética que existe entre o percurso de eixo direto e o percurso de eixo de quadratura mostrado na Figura 38.
Comumente encontrado, o motor de passos híbrido é uma mistura dos dois tipos explicados anteriormente. O rotor possui ranhuras e ímãs permanentes. O uso de imãs permanentes combinados a uma geometria de relutância variável pode aumentar significativamente a exatidão no posicionamento do seu eixo e do seu torque.
Existem alguns parâmetros que devem ser considerados para projetar melhor o motor de passo, tais como:
É com esse interessante conteúdo sobre motor de passo que encerramos a nossa segunda aula. Tudo bem até aqui? Caso não tenham compreendido algo no decorrer da aula, fiquem à vontade para usar o fórum e expor suas dúvidas! Estaremos sempre à disposição para discutir cada ponto levantado e melhorar o entendimento de vocês! Até a próxima!
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