Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
A ligação de dois ou mais bipolos elétricos forma uma rede e, se a rede possuir pelo menos um caminho fechado pelo qual possa circular uma corrente elétrica, tem-se o que se denomina de um circuito elétrico. Mas, e o que é um bipolo?
Por definição, uma resistência elétrica ou um resistor é um bipolo. Na realidade, bipolo é qualquer dispositivo elétrico com dois terminais acessíveis e pelo qual se possa fazer circular uma corrente elétrica, de modo que a corrente que entra num dos terminais seja, em qualquer instante, igual à corrente que flui do outro terminal. Um gerador (ou fonte) de tensão é, portanto, também um bipolo. Além do resistor e do gerador, pode-se citar outros que iremos estudar em aulas futuras, como o indutor e o capacitor.
A representação simbólica de um bipolo é mostrada na Figura 5:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados