Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 02 - Noções de Eletricidade - Primeiros passos II

Introdução de Alguns Conceitos Fundamentais da Eletricidade

A história da eletricidade se estende até os nossos dias e ainda se tem muito que inventar, mas para encerrarmos nossa apresentação histórica, vamos falar nos próximos itens de mais três estudiosos da eletricidade: Georg Ohm, Michael Faraday e James Maxwell.

Iniciando por George Simon Ohm, em 1827, ele demonstrou que, à medida que variava o valor de uma fonte de tensão ligada a um fio condutor, a intensidade da corrente no fio variava também proporcionalmente, de maneira que a relação entre a tensão aplicada e a intensidade da corrente era uma constante, ou seja:

$$ \frac{V}{I} = Constante $$

George Simon Ohm, físico e matemático alemão, foi autor da primeira teoria que descreveu matematicamente a condução de corrente em circuitos elétricos. Para saber mais informações sobre ele, veja o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Simon_Ohm>.

A essa constante foi dado o nome de resistência elétrica R e, em homenagem a George Ohm, para a unidade de medida de resistência elétrica, foi atribuído o nome Ohm, sendo usado o símbolo Ω (ômega) para sua representação.

Tem-se então que:

$$ \frac{V}{I} = R $$

Onde:

I é a intensidade da corrente em Amperes (A);

V é a tensão em Volts (V);

R é a resistência elétrica em Ohms (Ω).

A equação acima é denominada de Lei de Ohm.

Temos agora os três elementos básicos para representar o mais simples dos circuitos elétricos: uma fonte de tensão ligada por meio de fios condutores a uma resistência elétrica R, como mostrado nas Figuras 2. Os dois circuitos são idênticos, diferenciando-se apenas nas simbologias gráficas que representam a resistência elétrica R.

O inverso da resistência elétrica é uma grandeza chamada condutância elétrica e representa a facilidade que um condutor apresenta à passagem da corrente elétrica. Essa grandeza é representada pela letra G e sua unidade é o Siemens (S).

Esquema representativo de um circuito elétrico com fonte e resistência.

Exercício resolvido: Qual a tensão necessária para polarizar um circuito com uma corrente de 5 A e com resistência igual a 10 Ω?

$$ V = R \ . I = 10 \ . \ 5 = 50V $$

Assim para polarizar esse circuito é necessária uma tensão de 50 V.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados