Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 02 - Noções de Eletricidade - Primeiros passos II

CC (corrente contínua) e a CA (corrente alternada)

Temos basicamente duas formas de gerar eletricidade ou energia elétrica: a contínua, que como o próprio nome sugere, não varia em função do tempo, ou seja, seu valor é sempre o mesmo enquanto a fonte geradora estiver ligada (como mostrado na Figura 8); e a alternada, que varia em função do tempo (como mostrado na Figura 9).

As tensões e correntes geradas por pilhas e baterias são exemplos de tensões e correntes contínuas.

As tensões e correntes alternadas são geradas a partir de equipamentos especiais, como, por exemplo, os alternadores, e a sua análise é mais complexa do que a contínua. Neste curso introdutório, não entraremos na análise de circuitos de corrente alternada, mas é bom conhecer algumas de suas características, afinal, no nosso dia a dia, lidamos e estamos em contato com equipamentos que, em sua grande maioria, usam tensão alternada de 220 V ou 110 V para seu adequado funcionamento.

Figura 08 - Gráfico I x t para uma fonte de corrente contínua
Gráfico I x t para uma fonte de corrente contínua
Fonte: Autoria própria. (2014).

Figura 09 - Gráfico de variação da corrente em função do tempo para uma fonte de corrente alternada (CA).
 Gráfico de variação da corrente em função do tempo para uma fonte de corrente alternada (CA).
Fonte: Autoria própria. (2014).

A forma de onda mais comum de corrente ou tensão alternada é sem dúvida alguma a forma senoidal, mostrada na Figura 9.

Uma coisa importante no tocante às tensões e correntes alternadas é a frequência do sinal ou o número de ciclos completos que se verificam por certo período de tempo. A frequência é medida em Hertz (Hz), em homenagem ao físico alemão Heinrich Hertz (1857 – 1894), e representa o número de ciclos do sinal de tensão ou corrente que ocorrem em um segundo. No Brasil, as tensões e correntes alternadas são geradas na frequência de 60 Hz.

Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão, nascido em Hamburgo em 22 de fevereiro de 1957 demonstrou a existência da radiação eletromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873. Para conhecer um pouco mais sobre a vida e os trabalhos de Hertz, acesse <http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Hertz>.

Em corrente contínua, o movimento dos elétrons é sempre em um único sentido, enquanto em corrente alternada, ocorre fluxo de elétrons nos dois sentidos, de acordo com a polaridade da onda naquele momento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados