Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
É muito frequente encontrar nos circuitos elétricos vários tipos de associações de bipolos elétricos. Dentre as mais comuns destacam-se as associações em série, em paralelo, em estrela e em delta. Através de associações mistas, podem-se obter diferentes modelos de circuitos elétricos.
É um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a corrente que passa por um bipolo, obrigatoriamente, passa por todos os outros que compõem a associação. Uma associação de bipolos em série é mostrada na Figura 10.
É um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a tensão aplicada a um é, obrigatoriamente, aplicada a todos os outros que compõem a associação. Uma associação de bipolos em paralelo é mostrada na Figura 11.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados