Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
No circuito decodificador, ABCD são as quatro entradas binárias e abcdefg são as saídas para os sete segmentos do display. A tabela verdade da Tabela 2 segue esse raciocínio.
Tabela 2 - Tabela verdade do decodificador BCD de 7 segmentos.A notação Ø indica valor indiferente (pode ser 0 ou 1), uma vez que não há valor decimal a indicar acima da combinação 9. O circuito que fornece as entradas deve evitar combinações nesses casos (algumas vezes, as combinações que sobram, total de seis, são usadas para sinal negativo, sinal de erro e outros).
Trabalhando com a tabela verdade, podemos realizar simplificações e chegar aos circuitos digitais para cada saída, como apresentado a seguir. Não vamos nos deter por enquanto como chegamos nesses circuitos, pois isso foge um pouco do escopo do nosso curso. Porém, apresentamos esses circuitos lógicos na Figura 27.
Você pode identificar quais são as portas lógicas utilizadas em cada função, pois cada função terá como saída uma letra (a, b, c, d, e, f, g) representando o segmento do display que irá acender. A primeira expressão resultará no segmento “a” aceso.
É evidente que, com os circuitos integrados disponíveis, dificilmente alguém irá montar o circuito anterior. Isso serve apenas para mostrar como funciona.
A Figura 28 mostra o diagrama de pinos do decodificador para display CD4511BC da Fairchild Semiconductor.
Observando a Figura 28, você perceberá que temos as entradas binárias A, B, C e D nos pinos 7, 1, 2 e 6, respectivamente. Perceberá também que as saídas “a”, “b”, “c”, “d”, “e”, “f” e “g” para o display de 7 segmentos estão nos pinos 13, 12, 11, 10, 9, 15 e 14, respectivamente. E nos pinos 16 e 8, você terá, respectivamente: $V_{DD}$, que é a tensão de alimentação (3 a 15 V), e $V_{SS}$, que é o terra.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados