Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Um decodificador bastante usado em sistemas digitais é o decodificador BCD de 7 segmentos. Você conhece esse decodificador? Sabe como ele funciona? Não? Então vamos conhecê-lo.
Esse é um dos decodificadores mais utilizados em sistemas digitais porque converte informações codificadas em BCD para um código especial que, aplicado ao display de 7 segmentos, fornece visualmente as informações. Os displays de 7 segmentos são dispositivos formados por 7 led (a,b,c,d,e,f,g) dispostos como mostra a Figura 23.
Como ele pode indicar dígitos de 0 a 9 (10 dígitos), a informação binária precisa ter 4 dígitos binários, pois com três bits somente oito valores poderiam ser representados. Podemos então imaginar um circuito como o da Figura 24.
Cada um dos 7 segmentos do display é formado por um led. Esses led podem ser acesos no nível lógico “1”, se estiverem conectados pelo catodo (catodo comum), ou no nível lógico “0”, se estiverem conectados pelo ânodo (ânodo comum).
Por exemplo, para o código em BCD igual a “0000”, equivalente ao algarismo decimal zero, somente o segmento “g” do display deve permanecer apagado, como mostrado na Figura 25.
Para o código BCD em “0101”, equivalente em decimal ao algarismo 5, teremos a situação mostrada na Figura 26, na qual os segmentos “b” e “e” estão apagados.
O mesmo raciocínio é utilizado para o restante dos algarismos de 0 a 9. Os números decimais maiores que 9 podem ser representados utilizando-se um display de 7 segmentos para cada casa decimal. Alguns displays podem possuir um segmento a mais no formato de ponto para indicar casas decimais.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados