Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Para representar a tabela verdade do somador completo (Tabela 1), temos que considerar três entradas (A, B, CIN), realizar as combinações e calcular as saídas S e COUT, respectivamente, a adição e o carry de saída.
Vamos entender melhor esta tabela?
Utilizando o que aprendemos sobre a porta lógica XOR e soma de produtos, para podermos visualizar melhor essa tabela, vamos fazer as seguintes considerações: escrever expressões a partir da tabela verdade, podemos escrever a soma S como a seguinte expressão:
Da mesma forma, a expressão do carry de saída COUT, pode ser escrita como:
Olhando para a expressão, podemos desenhar o circuito como mostrado na Figura 13. Para a expressão da adição, S, notamos que teremos duas portas XOR (OU EXCLUSIVO) e, para a expressão do COUT, teremos três portas AND e uma porta OR de três entradas.
Se notarmos bem, esse circuito está realizando apenas a soma de dois bits, A e B, sem obviamente esquecer do carry. Mas e se quisermos realizar a soma de dois números binários que contenham vários bits, por exemplo, 10101+00111, como mostrado na Figura 14 a seguir.
A saída (Soma) terá como resultado 11100. Cada carry é transportado para a próxima parcela, assim, na primeira coluna da direita para esquerda temos 1 (1a parcela) + 1 (2a parcela), que será igual a 0 com carry igual a 1. Esse carry passa para a próxima parcela, então teremos 1 (carry) + 0 (1a parcela) + 1 (2a parcela) = ... e com carry igual 1 . A próxima será 1 (carry) + 1 (1a parcela) + 1 (2a parcela) = 1 e com carry igual a 1. Depois 1 (carry) + 0 (1ª parcela) + 0 (2ª parcela) = 1 com carry igual a 0. Por último, 0 (carry) + 1 (1ª parcela) + 0 (2ª parcela) = 1 com o carry igual a 0.
Finalmente, podemos afirmar que a soma de números binários com vários algarismos pode ser realizada com vários FA em paralelo. Para a soma de dois números de n bits são necessários n FullAdder de 1 bit.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados