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arrow_back Aula 06 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 4 - Prefabs e Mudanças de Fases

Criando o Primeiro Prefab

Antes de criar um novo Prefab, criaremos uma nova pasta no nosso projeto, a qual terá o sugestivo nome de “Prefabs”. Veja a Figura 1.

Depois de criar essa pasta, criaremos nosso primeiro Prefab. Começaremos com os nossos polígonos resgatáveis. Temos atualmente no nosso jogo dois tipos de polígonos resgatáveis, os Cubos e os Cilindros, dos quais criamos várias cópias na nossa cena e ainda precisaremos criar várias outras cópias nas demais cenas (fases). Sendo assim, esses GameObjects são excelentes candidatos para se transformarem em Prefabs. Selecione, no Hierarchy, o primeiro polígono do tipo Cube, que está com o nome “Cube”, e renomeie para “ColetavelCube”, como pode ser observado na Figura 2.

Esse nome é importante, pois será o nome do nosso Prefab. Faça o mesmo para o primeiro polígono do tipo Cylinder, renomeando-o para “ColetavelCylinder”, como na Figura 3.

Temos agora dois dos nossos polígonos, um de cada tipo, renomeados e prontos para transformarem-se em Prefabs. Por enquanto, mantenha os outros polígonos no Hierarchy como estão, mas saiba que eles serão removidos e substituídos por instâncias dos últimos Prefabs criados.

Começando com o ColetavelCube, arraste esse GameObject para dentro da pasta Prefabs que você criou. Pronto, simples assim! Você acabou de realizar duas ações com esse simples arrastar e soltar. A primeira ação foi criar um Prefab com o mesmo nome do GameObject arrastado (ColetavelCube). Em seguida, o Unity automaticamente removeu o GameObject ColetavelCube da sua cena e o substituiu por uma instância desse Prefab. Repare que, agora, existe um novo Prefab na pasta, como esperado, e no Hierarchy o ColetavelCube que antes era exibido com um texto de cor preta, agora é um texto de cor azul. Essa cor azul significa ser ele um GameObject, o qual na verdade é uma instância de um Prefab. Veja a Figura 4 detalhando o processo.

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