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arrow_back Aula 06 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 4 - Prefabs e Mudanças de Fases

Testando a Criação de Instâncias de Prefabs por Scripts em uma Nova Cena

Execute agora o jogo e se tudo foi feito corretamente você deverá ver cinco instâncias dos Prefabs criados sobre o piso em posições aleatórias. Essas instâncias podem ser tanto Cubos como Cilindros, pois isso também é escolhido aleatoriamente. Veja o resultado na Figura 21.

Pare o jogo e execute novamente para observar que o resultado será diferente. Ver Figura 22.

Para o jogo, selecione InstanciarPrefabs e altere as propriedades do script modificando Quantidade de 5 para 30. Rode novamente e observe que agora temos várias (30) instâncias criadas na cena. Veja um exemplo na Figura 23.

Nesta aula, aprendemos a criar Prefabs, a partir de GameObjects da cena, e Instâncias do mesmo tanto no editor, arrastando-os para a cena através de scripts com o Instantiate. Para isso criamos um script que pode receber uma lista de Prefabs, uma distância máxima e uma quantidade, além de instâncias desses Prefabs de modo aleatório ao redor do GameObject ao qual ele está associado, respeitando a distância máxima e quantidade escolhidas. Esse script é bem genérico e serve para qualquer tipo de Prefabs que você tenha, então ele também pode ser utilizado em outros jogos.

Criamos nossos experimentos com o Instantiate em uma nova cena, mas se desejar pode usá-lo no labirinto do seu jogo normalmente, basta criar um GameObject vazio e adicionar esse script criado nele, configurando os Prefabs base, quantidade e distância, como vimos.

Estamos chegando ao fim da nossa aula 6. Parabéns pelos avanços conquistados no decorrer das aulas. Estamos conseguindo desenvolver bem todas as etapas e fases. Na próxima aula aprenderemos a criar novas fases para o nosso jogo para torná-lo mais interessante e menos curto, não é mesmo? Até lá!

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