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arrow_back Aula 06 - A base para a criação de Personagens

Objetivos na Criação de Personagens para Games

Na hora de produzir seu personagem, algumas características devem ser levadas em conta, em busca de um trabalho que valorize a produção e apresente um resultado condizente com o projeto a ser desenvolvido. Em parte, estas ideias já foram apresentadas anteriormente. Assim, para que seu personagem seja melhor aceito é importante que ele tenha as seguintes características:

  • Ser identificável: Como visto nas informações acima, deve-se conceber o design visual do personagem tendo em vista a unicidade do projeto, isto é, que sua imagem seja claramente identificável. Com esse tópico em mente, seja Batman ou Earthworm Jim, seu personagem será reconhecido facilmente e se destacará no vasto universo de produções digitais.
  • Ser memorável: Essa ideia complementa o item anterior. Mais do que apenas reconhecível, seu personagem deverá conter características que o tornem particularmente memorável. Batman tornou-se, sem dúvidas, o grande ícone dos quadrinhos nas últimas décadas, dadas as peculiaridades de seu design e, tão importante quanto, seu comportamento em ação e visão da justiça dos homens. Super Mario e Sonic são dois outros personagens igualmente memoráveis, em virtude da singularidade de cada um e de um design inspirado que valoriza, em cada caso, detalhes que os aproximam de seus públicos-alvo. Você saberia apontar algumas dessas qualidades?
  • Ter apelo: Mais do que tornar-se um personagem de destaque, sua figura deverá ter apelo público, isto é, deverá conter características que o tornem interessante e lhe tragam empatia com o público. Apenas para salientar esse ponto, vale considerar, por exemplo, as figuras de Buzz Lightyear e o Pinhead, da franquia cinematográfica Hellraiser. O apelo de público do primeiro é imensamente superior ao segundo, que tem aspecto visual incômodo para o público mais sensível, ainda que seja claramente identificável, memorável e icônico.
  • Ser harmonioso: É importante que o design do personagem apresente afinidade com o ambiente do jogo, de forma a construir um universo harmonioso e plausível para o projeto. Considere, por exemplo, Kirky’s Epic Yarn, no qual tanto o tratamento dispensado ao personagem quanto ao cenário indica uma estética coesa e complementar.
  • Ser envolvente: O jogador deverá se identificar com o personagem, que deve ser intrigante, trazendo respostas emocionais, desafios, verossímil dentro do contexto do jogo, que complemente a história e a relação com o universo criado.

Quanto ao estilo dos Personagens

Vimos na aula 5 características fundamentais para desenvolver personagens a partir de detalhes como o visual, que pode ser humaniforme, zoomórfico ou baseado em objetos, bem como informações de design que tornam o projeto mais coeso e envolvente para o jogador.

Existem vários estilos de personagens. Os mais comuns são estes (mantivemos a nomenclatura em inglês entre parênteses para facilitar futuras pesquisas):

  • Descolado (Cool) – Geralmente ágeis, ligeiramente esnobes, impacientes e de língua afiada. Por exemplo: BJ Blazkowicz, Duke Nuken, Chris Redfield (de Resident Evil 5), Ben (Full Throttle);
  • Atrapalhado (Goof) – Graficamente costumam ser desproporcionais, são engraçados, inocentes em suas trapalhadas. Por exemplo: Billy (de Mandi), Jack Sparrow, Mr. Bean, Jackie Chan, C3PO, Jar Jar Binks, Earthworm Jim, Larry (de Leisure Suit Larry);
  • Durão (Tough Guy) – Parrudos, fortes, aparentemente insensíveis, implacáveis, a linguagem do corpo geralmente expressiva e agressiva, às vezes com músculos desproporcionais, mal-encarados, incansáveis e com movimentos rápidos. Por exemplo: Ryu (de Street Fighter), Kratos (de God of War), Wolverine (X Men), Marcus Fenix (de Gears of War), Samus Aran (Metroid);
  • Fofinho (Cute) – São personagens com formas agradáveis e suaves, usualmente com proporções infantis, que geram imediata simpatia e desejo de cuidar. Por exemplo: Pikachu, Yoshi, BB8 (Star Wars), Link (em The Legend of Zelda: The Wind Waker), Sack Boy (de Little Big Planet), Nintendogs.

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