Resumo

Nesta aula detalhamos alguns conceitos que haviam sido apresentados na aula anterior. Assim, possibilitamos a introdução da análise de narrativas, com foco nos videogames.

Você foi apresentado ao embate Narratologistas contra Ludologistas. Entretanto, mais importante do que optar por um dos lados, do qual seria mais correto, adequado ou importante, essa discussão serve para esclarecer as diferenças entre as narrativas e as mecânicas, e os momentos de cada uma delas.

Foram então detalhados 4 grandes grupos de jogos separados por suas narrativas, para identificarmos as diferenças entre elas. Entender essas diferenças e saber usá-las no modelo certo é importante para evitar discussões generalistas e confusões.

Apresentamos, também, o modelo de Alexander Galloway, no qual a máquina faz parte da narrativa, diferente de outros modelos que não levam a máquina em consideração. Nunca se esqueça de que os jogos digitais são sempre mediados por um suporte tecnológico, e que este faz parte de suas narrativas. Da mesma maneira que um lag pode estragá-la, uma boa interface pode melhorá-la.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados