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Agora que já sabe o que são narrativas, vamos iniciar alguns modelos de análise. Isso é importante para que você possa diferenciar e entender as narrativas separadamente, para que isso se torne um conceito menos genérico e mais objetivo.
Iniciaremos apresentando o problema da Narratologia contra a Ludologia, uma ruptura que nasce com base na importância da narrativa. Isso acontece porque alguns autores acreditam que a narrativa seja a parte mais importante dos jogos, ao contrário de outros autores, os quais afirmam que a parte mais importante é a mecânica, e a narrativa, se realmente existir, deve ser subordinada a ela.
Depois navegaremos por águas mais calmas, diferenciando 4 grandes grupos de jogos, separados por suas narrativas para que possamos entender as principais características, sem misturar tudo. São eles: (1) jogos sem história, (2) jogos com histórias associadas, (3) jogos com histórias e roteiros, e (4) outros jogos. Lembre-se, quando estiver desenvolvendo seus jogos ou mesmo conversando com outras pessoas, de manter cada tipo de narrativa em um desses grandes grupos. Como verá a seguir, isso é muito importante para iniciar um processo de análise.
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