Resumo

Na aula de hoje chegamos ao fim da disciplina e, como você deve ter visto, deixamos a melhor parte para o final. Embora as narrativas acompanhem o ser humano desde os seus primórdios nas cavernas, elas se modificam a cada meio narrativo que a humanidade conhece, e dessa maneira se modificam para atender também à chegada dos videogames.

Os videogames possuem uma particularidade apenas deles, herdada dos jogos anteriores: o Gameplay, que está evoluindo a partir das características que os meios digitais apresentam, diferenciando-os assim dos jogos que os precederam. Desta maneira, conhecer as narrativas e sua evolução é muito importante, mas de nada adianta se não conseguirmos relacioná-las ao Gameplay. Você estaria criando narrativas ótimas, para televisão, cinema, livros, mas não para games. Estaria apenas “dando um jeito” de usá-las, como ainda acontece em vários jogos. Por isso, nesta aula você conheceu mais detalhes do conceito de gameplay, relacionando-os com as narrativas. Entendemos as narrativas de acordo com os tipos de desafios proporcionados pelo gameplay, e vimos como a teoria do Flow pode ajudar na maneira de conduzir tudo isso.

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