Características do Gameplay

O gameplay, como já visto, é um termo usado para definir a forma como os jogadores interagem com um determinado game. Esse conceito pode caracterizar ainda a forma como o jogo é jogado, incluindo as regras, o enredo, os objetivos e as formas de conquistá-los, bem como a experiência geral de um jogador.

A experiência do jogador é, decididamente, um dos fatores mais importantes do gameplay e pode determinar o sucesso de um jogo. O conceito de gameplay pode também incluir detalhes como o tipo de jogo – a exemplo dos jogos de tiro em primeira pessoa, jogos de plataformas e role playing games – e como o jogo poder se manter alinhado ou desviar-se das fórmulas comuns de cada gênero. As características do gameplay podem estabelecer ainda os comportamentos e realizações que o jogador pode fazer com o personagem, envolvendo recursos preestabelecidos no mundo do jogo, e mesmo a relação com NPCs, os personagens não-jogáveis, entre outros fatores.

Como observa Assis, o gameplay pode ser, por vezes, traduzido por “jogabilidade”, mas essa tradução mostra-se imprecisa, pois todo jogo é jogável e o que interessa, afirma, é que o projeto possa se mostrar estimulante e interessante para o jogador. Oxland (2004, p. 19) afirma ainda que “Além disso, ‘“jogabilidade’” admite graus: alta ou baixa, o que não cai bem com um conceito abstrato. Por isso, seria mais proveitoso falar em ‘“conjunto de táticas que tornam interessante (e divertida, isso é fundamental) a experiência de jogar’”. (p. 19).

O pesquisador alerta, sabiamente, para o fato de que, um gameplay coerente, raramente sai perfeito da prancheta para o produto. Como forma de minimizar problemas futuros na produção do jogo e agilizar potenciais alterações, reduzindo custos de produção e retrabalho, faz-se necessário deixar de fora do código do jogo os arquivos de configuração, para que possam ser reconfigurados de acordo com as necessidades de atualização do projeto.

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