Gameplay

“Se queremos entender o que é um game, precisamos entender o que acontece no ato de jogar e precisamos entender o jogador e a experiência de gameplay”

(Laura Ermi e Frans Mäyrä, 2005)

Apresentação

Olá, pessoal, tudo bem? Chegamos à última aula desta disciplina e, para finalizarmos, trataremos hoje do Gameplay, um dos temas mais importantes para o desenvolvimento de um projeto de game de boa qualidade. No entanto, este talvez seja um dos conceitos mais difíceis de ser verbalizado ou teorizado, dado que grande parte deste processo se dá pela soma de fatores que compõem o game e são mais facilmente vivenciados no jogo do que elaborados a partir de uma “receita” para game design.

Ainda assim, dada a importância do assunto para a produção de jogos digitais, muitos autores vêm dedicando estudos a essa etapa do processo criativo. Esse recurso está amplamente ligado a outras etapas da produção do game, seja a criação de uma ambientação imersiva e convidativa para o jogador, seja o flow da condução do game, conforme vimos na aula anterior.

Nessa última aula, conheceremos um pouco mais sobre os processos que norteiam esse conhecimento e avaliaremos o parecer de importantes pesquisadores de games que têm se detido a refletir sobre o tema.

Objetivos

  • Apresentar o conceito de Gameplay;
  • Detalhar o conceito de Gameplay;
  • Entender o Gameplay de acordo com os tipos de desafios;
  • Apresentar as principais características do Gameplay;
  • Relacionar Flow e Gameplay.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados