Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula

arrow_back Aula 02 - Dinâmica de movimento translacional

1.2 - Lançamento oblíquo de projéteis

Um projétil é qualquer corpo lançado com uma velocidade inicial e que segue uma trajetória determinada pela aceleração da gravidade e pela resistência do ar.

Um corpo lançado obliquamente percorre uma trajetória de formato parabólico.

Lançamento oblíquo de pássaro no plano de coordenadas xy.

No Angry Birds, o projétil consiste no pássaro que será lançado. Observe que o movimento do pássaro está sempre em um plano vertical determinado pela direção da velocidade inicial. O efeito da gravidade é apenas vertical. Logo, o movimento de um projétil ocorre em duas dimensões. O plano do movimento será considerado o plano de coordenadas xy, sendo o eixo Ox horizontal e o eixo Oy vertical e orientado de baixo para cima.

Na horizontal, o projétil exibe movimento de velocidade constante: sua aceleração horizontal é zero.  Já na vertical, o projétil possui movimento de aceleração constante (a gravidade).

Note os seguintes elementos:

  • V0: velocidade inicial
  • $\theta$: ângulo de lançamento
  • hmáx: altura máxima
  • dmáx: alcance horizontal máximo

A Figura 05 acima mostra a trajetória de um projétil que começa na origem em um dado instante t = 0. O componente x da aceleração é igual a zero, portanto vx, é constante. O componente y da aceleração é constante e não nulo, de modo que vy varia em quantidades iguais durante intervalos de tempo iguais. No ponto mais elevado da sua trajetória, vy = 0.

O componente x da aceleração é igual a zero, e o componente y é constante e igual a –g (gravidade). Assim, podemos considerar o movimento de um projétil como a combinação de um movimento horizontal com velocidade constante e um movimento vertical com aceleração constante.

Resumidamente, o lançamento oblíquo consiste em:

Inicialmente o corpo sobe com movimento retardado, até parar na posição mais alta hmáx e depois cai em deslocamento acelerado. Ao mesmo tempo, a componente horizontal $\overrightarrow{v}_{0x}$ indica que o objeto se locomove também na horizontal. O movimento termina quando o móvel alcança o solo a uma distância horizontal dmáx do ponto de lançamento.

O movimento de um projétil lançado obliquamente em relação à horizontal com uma velocidade v0, pode ser descrito por meio da decomposição de sua velocidade inicial, v0, em dois componentes ortogonais: o horizontal v0x e o vertical v0y, relacionados ao ângulo de lançamento $\theta$:

Assim, vamos supor que o movimento do projétil seja composto de dois movimentos: um horizontal com velocidade inicial de V0x de módulo:

$v_{0x} = v_{0} \cdot \cos\theta$

Em que $\theta$ é o ângulo inicial que o projétil faz com o eixo x. E outro vertical com velocidade inicial v0y de módulo:

$v_{0y} = v_{0} \cdot \textrm{sen}\theta$

Podemos demonstrar que, nessas condições, a trajetória do objeto é uma parábola. A posição do projétil em cada instante t é determinada pelas coordenadas x e y nesse instante. Considerando a componente horizontal da velocidade constante, a sua abscissa x é obtida pela função:

x = vxt

A ordenada y é obtida a partir da função do lançamento vertical, na qual V0 foi substituído por V0y:

$y = y_{0} + v_{0y}t - \frac{1}{2} \cdot gt^{2}$

A componente vy da velocidade é variável devido à aceleração da gravidade. Seu módulo a cada instante t pode ser obtido pela função do lançamento horizontal acrescido do termo V0y, que, neste caso, não é nulo.

Então, temos:

$v_{y} = v_{0y} - gt$

O cálculo do módulo da velocidade do projétil num determinado instante pode ser determinado graficamente pela soma vetorial dos componentes $\overrightarrow{v}_{x}$ e $\overrightarrow{v}_{y}$, enquanto seu valor numérico pode ser calculado pela expressão:

$v = \sqrt{v_{x}^{2} + v_{y}^{2} }$

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados