Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula

arrow_back Aula 02 - Dinâmica de movimento translacional

3.2.1 - Inércia

As relações entre força e movimento sempre foram objeto de estudos. Pensava-se na antiguidade que um objeto só poderia permanecer em movimento se existisse uma força atuando sobre ele. Quando uma força agisse sobre o objeto, ele se poria em movimento, mas, cessando a ação da força, ele voltaria ao repouso.

De acordo com Aristóteles, um objeto só poderia estar em movimento enquanto houvesse uma força atuando sobre ele.

Galileu observou através de experiências envolvendo esferas que, estando uma esfera em repouso sobre uma superfície horizontal, empurrando-a com uma determinada força ela entrava em movimento. A esfera continuava a se mover percorrendo uma certa distância mesmo quando ele deixava de empurrá-la. Então, Galileu concluiu que um objeto poderia estar em movimento mesmo sem a ação de uma força que o empurrasse.

As experiências de Galileu o levaram a atribuir a todos os objetos uma propriedade, denominada inércia, pela qual um objeto tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento. Assim, se um objeto estiver em repouso, ele tende a continuar parado e só pode sair desse estado sob a ação de uma força. Já se um objeto estiver em movimento, sem que nenhuma força atue sobre ele, tende a se mover em linha reta com velocidade constante.

Com certeza, você já teve várias experiências com a inércia. Em uma freada brusca em um automóvel, os ocupantes tendem a continuar em movimento para frente. Ou quando estamos de pé em um ônibus que está parado, no momento em que ele sai do estado de repouso, nós nos sentimos atirados para trás, ou seja, para o lado contrário ao sentido de movimento, pois tendemos a continuar em repouso em relação à Terra.

Quando o ônibus freia de repente, observamos que os passageiros tendem a continuar em movimento.

Saiba Mais!

Isaac Newton nasceu em 1642, em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ele deu grandes contribuições à ciência: criou o cálculo infinitesimal, descobriu a natureza composta da luz branca e formulou a lei da gravitação universal.

Isaac Newton

Em 1687, Newton publicou sua principal obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, em que apresenta as três leis básicas do movimento e também a lei da gravitação universal.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados