Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula
Você não pode puxar a maçaneta de uma porta sem que ela empurre você para trás. Uma força atuando sobre um corpo é sempre o resultado de uma interação com outro corpo, de modo que as forças ocorrem em pares.
Newton percebeu que as forças sempre aparecem como resultado da interação de dois objetos. Além disso, na interação de dois objetos, as forças sempre aparecem aos pares:
Para cada ação de um objeto sobre outro, existirá sempre uma reação igual e contrária no segundo objeto sobre o primeiro. Não existe ação sem reação.
Quando você chuta uma bola, a força que seu pé exerce sobre ela faz a bola mover-se, porém você sente a força que a bola exerce sobre seu pé.
Quando um objeto A exerce uma força sobre um objeto B, este também exerce sobre A uma força de mesmo módulo, mesma direção e de sentido contrário.
Embora a ação e a reação sejam iguais e contrárias, elas nunca têm resultante nula, pois elas não são aplicadas ao mesmo corpo, mas sim em corpos diferentes. A ação está aplicada em um objeto, e a reação no objeto que provocou a ação.
Podemos escrever a terceira lei matematicamente como:
$\overrightarrow{F}_{A \ em \ B} = - \overrightarrow{F}_{B \ em \ A} $
Não temos como saber qual força é a ação ou qual força é a reação, visto que eles atuam ao mesmo tempo. São forças simultâneas que têm sempre o mesmo módulo e direção, mas sentidos opostos.
A terceira lei de Newton pode ser observada frequentemente no nosso dia a dia. Veja, abaixo, exemplos de situações em que as forças de ação e reação são observadas, sempre atuando aos pares, cada qual agindo em corpos distintos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados