Pontos-Chave

Bom, como sempre, alguns lembretes para ajudar a relembrar os pontos principais da aula:

  • Os jogadores podem ser classificados de acordo com a sua frequência de jogo: hardcore ou casual.
  • Os jogadores podem ser agrupados em função de aspectos demográficos como idade, etnia e gênero. Cada um desses aspectos possui características peculiares no desenvolvimento e nos comportamentos social e cultural dos jogadores.
  • É muito importante que os desenvolvedores de jogos entendam para quem estão fazendo o jogo, de forma a maximizar o potencial de sucesso dele.
  • Aspectos psicográficos se referem a questões comportamentais e de estilo de vida dos jogadores, e como esses aspectos refletem na forma como eles abordam os seus jogos.
  • Dentre as taxonomias existentes para classificar tipos de jogadores, a de Bartle é uma das mais tradicionais, dividindo os jogadores em função da forma como eles atuam no jogo e do tipo de alvo dessa interação.
  • A taxonomia de Bartle é dividida em quatro grupos: matadores, conquistadores, exploradores e socializadores.
  • Outras taxonomias, como a de Kersey, realizam classificação similar à de Bartle, mas focando em outros aspectos, como o tipo de mudança que o jogador prefere efetuar no jogo e como essa mudança é apresentada a ele. Já outras classificações, como a de Bateman, identificam grupos de jogadores que possuem interesses em formas diferentes de jogar, com perfis que seriam um misto entre grupos da taxonomia de Bartle.

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