1 - Pessoas são Diferentes

Já sei o que você está pensando: mais um título óbvio do professor, não é?

Mas fazer o quê? É verdade: as pessoas são diferentes! Isso significa que um jogo admirado por você talvez não tenha o mesmo impacto para um amigo seu e, muitas vezes, os desenvolvedores de jogos precisam decidir se lançarão um jogo para um nicho específico de jogadores ou tentarão agradar o maior número de pessoas possível. Qualquer erro nessa decisão pode levar a um fracasso catastrófico, por isso, entender bem quem são os jogadores para os quais você está fazendo o jogo é um passo essencial na produção dele. Na verdade, de qualquer projeto!

Mas, quando falamos sobre jogos, que aspectos são considerados ao avaliar o mercado? Um dos primeiros aspectos é em relação à experiência do jogador e à sua dedicação ao jogo, existindo, portanto, dois tipos claros de jogadores: os jogadores hardcores e os jogadores casuais. Os jogadores hardcores possuem bastante experiência e habilidade com jogos, costumam jogar várias plataformas e dedicar várias horas da semana a essa atividade. Esse grupo de jogadores normalmente acompanha todos os lançamentos da indústria e são os primeiros a adotar novas tecnologias, sendo o alvo principal dos produtos de ponta. Já os jogadores casuais abordam o jogo de uma forma mais esporádica, apenas como um passatempo, e focam em jogos mais simples, que não exigem muito tempo para dominar, com partidas rápidas e acessíveis independentemente do nível de habilidade. Esses jogos costumam rodar em plataformas mais comuns a todos os usuários, como smartphones e navegadores de internet, e não necessitam de consoles especializados.

Os dois principais tipos de jogadores, e seus habitats naturais.

Podemos destacar também aqueles jogadores que são atletas de e-sports: eles são jogadores com o perfil hardcore, porém costumam se dedicar a um jogo no qual estão inseridos em contextos competitivos, seja individualmente ou em equipe. Como a competição exige que eles invistam longas horas de treino, não é comum que eles joguem vários jogos simultaneamente, o que os coloca em um mercado nicho. Entretanto, eles costumam ter máquinas e periféricos de alta qualidade, para garantir a performance em campeonatos, o que os tornam consumidores importantes para essas indústrias.

Times profissionais de esportes eletrônicos ganham cada vez mais destaque.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados