Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 04 - Motivação em Jogos

Pontos-chave

Vamos fazer um pequeno destaque para os pontos principais desta aula:

  • Jogar é uma atividade voluntária e existem diversos motivos pelos quais as pessoas jogam.
  • O modelo da hierarquia de necessidades de Maslow traz cinco níveis diferentes de desejos que as pessoas podem ter: fisiológicos, segurança e conforto, socialização, estima e autorrealização.
  • Engajamento e motivação são acontecimentos/eventos diferentes. A motivação pertence ao indivíduo, e o engajamento é a forma de se estimular essa motivação.
  • A análise octal traz oito motivadores básicos que podem ser aplicados aos jogadores: significado épico, propriedade ou posse, apoderamento criativo, realização de objetivos, socialização, escassez de recursos, evitar a perda e a curiosidade.
  • Os motivadores podem ser agrupados em função tanto do tipo de efeito que eles causam (positivos e negativos) como pela origem da motivação (extrínseca e intrínseca).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados