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arrow_back Aula 04 - Motivação em Jogos

3. Engajando jogadores

3.1. Motivação Extrínseca x Motivação Intrínseca

O modelo em função das motivações extrínsecas e intrínsecas.

Interessante é que essa representação visual do modelo octalysis permite que façamos mais algumas avaliações sobre os elementos motivadores. Por exemplo, na figura acima fizemos uma divisão entre os elementos e denominamos dois nomes bonitos: motivação extrínseca e motivação intrínseca.

Quando falamos de motivação extrínseca, significa que a motivação ocorre porque deseja-se obter algo. Logo, ela depende da existência de um elemento externo, seja ele um objetivo a ser cumprido, um item ou recurso que se deseja ou um que não se pode ter. Isso é um reflexo direto dos motivadores de Realização, Propriedade e Escassez. Esses motivadores são mais fáceis de serem trabalhados porque são facilmente percebidos pelo jogador, porém tem como ponto negativo o fato de que, removida a influência do fator externo, a motivação para continuar jogando também deixa de existir.

Por outro lado, quando expressamos a nossa criatividade ou interagimos com nossos amigos, não existe necessariamente um objetivo específico por trás disso ou algo que desejamos alcançar. Quando a motivação é simplesmente atrelada à execução da própria atividade, porque ela por si só já satisfaz, temos um exemplo de motivação intrínseca. Os motivadores de Apoderamento criativo, Socialização e Curiosidade são exemplos claros desse tipo de motivação.

Não existe um tipo certo de motivação para ser usado nos jogos, o ideal é que se faça uma solução balanceada com motivadores dos dois tipos.

3.2. Reforço positivo x Reforço negativo

Vamos mexer na figura de novo, só que agora assim:

O modelo em função das motivações positivas e negativas.

Essa nova divisão tenta refletir outro aspecto dos motivadores. Observe os motivadores no topo do octágono: se sentir uma parte importante do jogo, conquistar objetivos e expressar sua criatividade e liberdade de escolha. Todos eles têm uma coisa em comum, que é o efeito positivo que isso tem sobre o jogador. Afinal, quem não se sentiria bem fazendo todas essas coisas? Dizemos que esses motivadores atuam dando um feedback positivo para o jogador.

Já na parte de baixo, temos o desejo por algo que não se pode ter, o medo de falhar ao enfrentar um obstáculo e a incerteza do que está por vir. Do ponto de vista motivacional, eles são ótimos fatores! No entanto, perceba que eles não são algo que lhe faz se sentir bem, mas na verdade lhe motivam para que você se esforce e não se sinta mal. Esses motivadores atuam através de um feedback negativo para o jogador, embora a questão da curiosidade seja abordada nesse caso como a angústia para descobrir logo o que vai acontecer depois.

E aí, motivados para continuar o estudo? O importante desse assunto é entender que cada pessoa pode ser motivada por um desses diferentes fatores e, ao construir jogos, é necessário considerar para quem o jogo está sendo feito. Será para todas as pessoas? Então você precisa pensar em elementos que cubram todos os tipos de motivadores existentes. Será para um público mais específico? Então precisa investigar o seu mercado e entender o seu jogador e, assim, poder escolher elementos para o jogo que atuem sobre os tipos corretos de motivadores.

Ficaremos por aqui, pois ainda temos um curso inteiro para ver essas coisas, não é mesmo?

Até a próxima aula!

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