Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 04 - Motivação em Jogos

2. Do que as Pessoas Precisam

Em 1943, o psicólogo Abraham Maslow tentava entender quais eram os fatores que motivavam as pessoas a realizarem suas atividades e manifestarem determinados comportamentos. Esses estudos resultaram nessa bela pirâmide da figura abaixo, denominada Hierarquia das Necessidades de Maslow:

Hierarquia de necessidades de Maslow.

De acordo com Maslow (1943), uma pessoa sempre foca em satisfazer os níveis mais básicos de necessidade primeiro (parte de baixo da pirâmide), para depois buscar os níveis mais elevados. Os níveis da hierarquia proposta por ele são:

  • Fisiológico: nível mais básico da pirâmide, refere-se às nossas necessidades biológicas de sobrevivência. Comer, dormir, respirar, ir ao banheiro. Essas não têm como deixar de lado, são essenciais para nós.
  • Segurança: satisfeitas as necessidades fisiológicas, o próximo passo é garantir segurança e conforto. Aqui a palavra segurança não se restringe apenas à segurança física (embora seja muito bom não ser atacado constantemente, principalmente por Orcs). A busca por emprego e estabilidade financeira, o cuidado com a saúde e a busca por uma moradia adequada são exemplos de segurança e estabilidade que normalmente motivam as pessoas a lutar por um padrão de vida melhor.
  • Socialização: de barriga cheia e com o contracheque garantido, o próximo passo é a necessidade de socialização. Aqui estamos falando do círculo de amizades, encontrar a pessoa amada e construir uma família. Na verdade, o que motiva as pessoas é a necessidade de ser aceito e pertencer a um grupo com o qual possam dividir experiências e receber apoio nos momentos de dificuldade.
  • Estima: esse nível se refere ao modo como o indivíduo é observado e valorizado pela sociedade. Não basta apenas ser membro de um grupo, a pessoa sente a necessidade de se destacar e saber que, de alguma forma, contribui de maneira positiva para o ambiente em que vive. Seja por destaque no emprego ou como representante do seu grupo social, a pessoa almeja se sentir produtiva e especial no contexto do seu trabalho/lar/comunidade. Essas já são necessidades de alto nível, que normalmente se traduzem em uma realização pessoal e de sucesso.
  • Autorrealização: o último e o mais transcendental. Dominados os níveis mais baixos de necessidade, esse nível trata da necessidade que cada indivíduo tem de melhorar sempre, a cada dia, em busca de usar todo o seu potencial. Aqui já não é apenas ter uma posição ou valorização diante de um grupo, mas com relação a si mesmo. Reflete a vontade que cada pessoa tem de evoluir e melhorar cada vez mais (quase um super sayajin nível 4, ou o sétimo sentido dos cavaleiros do zodíaco)!

Um dos pontos interessantes da hierarquia é a questão da prioridade das necessidades. Uma pessoa pode muito querer se destacar em seu emprego, mas dificilmente conseguirá fazer isso se tiver medo constante de perdê-lo. Ou pior, se estiver passando fome! A divisão dos níveis se dá a partir de elementos que são mais básicos e instintivos à nossa sobrevivência, e à medida que se alteram, percebe-se mais elementos voltados a questões de socialização e expressão criativa. Claro que em alguns casos entende-se que uma pessoa poderia satisfazer primeiramente um objetivo de uma camada mais acima em detrimento de uma necessidade mais essencial. Imagine um pintor que perde algumas refeições, mas não para até que sua obra esteja concluída. Seria um exemplo de uma necessidade de autorrealização sendo suprida antes de uma necessidade fisiológica!

E os jogos, quais necessidades atendem? Bem, eu espero que não a do nível mais básico! Mas, sei lá, vai que vocês gostam de comer jogos…

Hum… vou comer só mais um controle!

Normalmente os jogos trabalham com necessidades da camada de segurança em diante. Por serem ambientes virtuais, o jogador pode participar de uma ação eletrizante sem se machucar, suprindo em parte a necessidade de segurança. Além disso, quase todos os jogos atuais dispõem de um modo de jogo multijogador, o que possibilita a interação entre jogadores e a satisfação das necessidades de socialização. Essas necessidades também são atendidas pela formação de grupos de jogadores, criação de comunidades de jogos e pelo crescimento dos eventos de jogos e de esportes eletrônicos.

E sobre os níveis mais altos da pirâmide? Jogadores que se destacam em eventos e campeonatos costumam ter um grande reconhecimento, principalmente em países onde o esporte eletrônico é mais maduro, como Coréia do Sul, China e Estados Unidos. Mas perceba que esse reconhecimento não precisa ser em grupos tão grandes. Aquele jogador conhecido como melhor do seu grupo de amigos já está suprindo uma necessidade do nível de Estima da pirâmide. E com relação à autorrealização? Essa é a mais difícil! Primeiro, o jogo deve ser muito bom, a ponto de possibilitar uma experiência de autodescoberta para o jogador: através do jogo, a pessoa consegue entender um pouco mais sobre si mesma, aprender novos valores e se transformar em uma pessoa melhor.

O jogo Journey passa uma experiência de jornada pela vida e é conhecido por despertar fortes emoções nos jogadores. Vários relatos são compartilhados através de comunidades, como a Journey Stories (<a href='http://journeystories.tumblr.com/' target='_blank'>http://journeystories.tumblr.com/</a>).

Bom, vimos os diferentes tipos de necessidades que normalmente as pessoas têm, agora vamos saber como os jogos se conectam com essas necessidades!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados