Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Em 1943, o psicólogo Abraham Maslow tentava entender quais eram os fatores que motivavam as pessoas a realizarem suas atividades e manifestarem determinados comportamentos. Esses estudos resultaram nessa bela pirâmide da figura abaixo, denominada Hierarquia das Necessidades de Maslow:
De acordo com Maslow (1943), uma pessoa sempre foca em satisfazer os níveis mais básicos de necessidade primeiro (parte de baixo da pirâmide), para depois buscar os níveis mais elevados. Os níveis da hierarquia proposta por ele são:
Um dos pontos interessantes da hierarquia é a questão da prioridade das necessidades. Uma pessoa pode muito querer se destacar em seu emprego, mas dificilmente conseguirá fazer isso se tiver medo constante de perdê-lo. Ou pior, se estiver passando fome! A divisão dos níveis se dá a partir de elementos que são mais básicos e instintivos à nossa sobrevivência, e à medida que se alteram, percebe-se mais elementos voltados a questões de socialização e expressão criativa. Claro que em alguns casos entende-se que uma pessoa poderia satisfazer primeiramente um objetivo de uma camada mais acima em detrimento de uma necessidade mais essencial. Imagine um pintor que perde algumas refeições, mas não para até que sua obra esteja concluída. Seria um exemplo de uma necessidade de autorrealização sendo suprida antes de uma necessidade fisiológica!
E os jogos, quais necessidades atendem? Bem, eu espero que não a do nível mais básico! Mas, sei lá, vai que vocês gostam de comer jogos…
Normalmente os jogos trabalham com necessidades da camada de segurança em diante. Por serem ambientes virtuais, o jogador pode participar de uma ação eletrizante sem se machucar, suprindo em parte a necessidade de segurança. Além disso, quase todos os jogos atuais dispõem de um modo de jogo multijogador, o que possibilita a interação entre jogadores e a satisfação das necessidades de socialização. Essas necessidades também são atendidas pela formação de grupos de jogadores, criação de comunidades de jogos e pelo crescimento dos eventos de jogos e de esportes eletrônicos.
E sobre os níveis mais altos da pirâmide? Jogadores que se destacam em eventos e campeonatos costumam ter um grande reconhecimento, principalmente em países onde o esporte eletrônico é mais maduro, como Coréia do Sul, China e Estados Unidos. Mas perceba que esse reconhecimento não precisa ser em grupos tão grandes. Aquele jogador conhecido como melhor do seu grupo de amigos já está suprindo uma necessidade do nível de Estima da pirâmide. E com relação à autorrealização? Essa é a mais difícil! Primeiro, o jogo deve ser muito bom, a ponto de possibilitar uma experiência de autodescoberta para o jogador: através do jogo, a pessoa consegue entender um pouco mais sobre si mesma, aprender novos valores e se transformar em uma pessoa melhor.
Bom, vimos os diferentes tipos de necessidades que normalmente as pessoas têm, agora vamos saber como os jogos se conectam com essas necessidades!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados