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arrow_back Aula 03 - Cenário Atual dos Jogos

Pontos-chave

  • O mercado de jogos apresenta um público diversificado tanto em gênero como em idade.
  • O jogador comum costuma jogar em mais de uma plataforma. A plataforma que apresenta o crescimento mais forte são os smartphones.
  • Jogos AAA são aqueles que possuem um alto valor de produção, enquanto os jogos mais modestos (ou alternativos) são denominados indies.
  • Existem várias formas de comercializar jogos. Uma delas é através da venda direta do jogo, seja por meio físico ou por distribuição digital.
  • Jogos podem ter seus conteúdos fornecidos de forma episódica ou parcial, utilizando DLCs para o jogador adquirir conteúdos adicionais.
  • Jogos também podem ser distribuídos de forma gratuita e adotar modelos baseados em microtransações e propagandas para geração de renda.
  • Jogos Sérios são jogos que, além de divertidos, têm um propósito extra, como aprendizado, conscientização ou treinamento de determinada habilidade.
  • Gamificação se trata do uso de elementos existentes nos jogos digitais em contextos que não são os dos jogos digitais.
  • Jogos são vistos de uma forma positiva como ferramentas que possuem um grande potencial de ensino e motivação, além de serem uma forma de expressão artística. O desenvolvimento dos esportes eletrônicos dá uma nova imagem à parte profissional dos jogos.
  • No lado negativo, aspectos como a violência e o vício ainda são tópicos bastante debatidos pela comunidade envolvida com jogos, tanto científica como de jogadores.

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