Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 03 - Cenário Atual dos Jogos

1. O Mercado de Jogos Digitais

Talvez você já tenha se perguntado ou tenha ouvido esta pergunta de algum familiar ou colega: - Esse negócio de jogos dá dinheiro?

Bem, eu responderia que dinheiro não é tudo na vida, pois é mais importante trabalhar com algo que se tenha verdadeira paixão, que o mantenha motivado e ao chegar em casa todos os dias faça se sentir com o senso de dever cumprido: - amo meu trabalho!

Mas, se isso não resolver, podemos dizer que sim, dá muito dinheiro, desde que você se esforce! O mercado de jogos se configura hoje como a indústria mais rentável em nível mundial, com previsão de uma renda de 100 Bilhões de dólares. Bilhões! Eu não sei nem quantos zeros é preciso acrescentar para escrever esse valor!

Tem gente ganhando bem nesse mercado de jogos.

De acordo com dados da empresa NewZoo (https://newzoo.com/) e da Entertainment Software Association - ESA (http://www.theesa.com/), a previsão é que esses números continuem crescendo em franca expansão, com marcas previstas para 120 bilhões até o ano de 2019. Corra para pegar uma fatia!

Porém, mais interessante que isso são outros dados que as pesquisas realizadas por essas empresas levantaram em seus relatórios. Vou resumir aqui alguns pontos atrativos, porém, depois vocês podem ler os relatórios na íntegra. Vou listá-los na seção de leitura complementar, ok?

Meninas também jogam!

59% Meninos x 41% Meninas

E vocês achando que jogo era apenas para meninos, hein? Há muito tempo a participação de meninas é crescente na comunidade de jogadores, o que em parte foi motivado pela maior diversificação dos gêneros e temáticas abordadas nos jogos, além da presença gradual de fortes protagonistas femininas! E essa diversificação não permaneceu apenas na comunidade de jogadores: atualmente, a indústria de jogos conta com diversas mulheres no seu time, participando desde a programação até a produção e controle de equipes inteiras!

Jogadores de todas as idades!

Perfil das idades: Abaixo de 18 - 27%; Entre 18 e 35 - 29%; Entre 36 - 49 - 18%; Acima de 50 - 26%.

Algo interessante desses números: temos um equilíbrio do percentual de jogadores entre todas as faixas etárias! Se antigamente jogo era coisa de crianças e adolescentes, eles cresceram…e continuaram jogando! Uma das vantagens da diversificação da indústria de jogos é que, atualmente, existem jogos para todos os gostos e tipos de públicos! Desde jogos infantis para estimular o desenvolvimento de crianças pequenas até jogos com tramas pesadas e complexas, existem opções para agradar não apenas aos gêneros em geral, mas também a todas as idades! E aposto que tem vários pais que mandam os meninos fazerem o dever de casa para ter um tempinho no videogame. Com certeza tem!

Outra estatística interessante:

Jogos para todos os gostos!

56% jogam no PC; 53% jogam no videogame; 36% jogam no smartphone; 31% jogam em dispositivos sem fio; 17% jogam em videogames portáteis.

Nossa que variedade! Claro que computadores e videogames dominam as estatísticas e é normal que as pessoas joguem em mais de uma plataforma diferente. O interessante é notar como a parcela de pessoas que jogam em smartphones já começa a crescer, com previsão de eventualmente ultrapassar as plataformas de jogos mais tradicionais. Isso se deve à expansão de jogos mais casuais, como Candy Crush e Angry Birds, e jogos ligados a redes sociais, como Fazendinha Feliz.

Sobre os dados mostrados nessas estatísticas, é importante destacar que, ao contrário do que muitos pensam, o mercado de jogos não é mais um nicho exclusivo de meninos adolescentes, mas de um mercado globalizado e diversificado. Por que é importante vocês saberem disso, jovens gafanhotos? Porque esse será o seu mercado!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados