Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Agora vamos estudar o serviço de compartilhamento de arquivo, que conforme falamos antes, normalmente é utilizado em conjunto com o serviço de autenticação. Ou seja, não adianta muito o serviço de autenticação permitir que você utilize qualquer máquina da rede se seus arquivos não aparecerem lá.
Na sessão anterior, quando sugerirmos que Maria executasse um ssh para a própria máquina cliente, após o login iria aparecer a mensagem “Could not chdir to home directory /home/maria: No such file or directory”. Isso significa que a pasta de maria (/home/Maria) não existe na máquina local. Ela conseguirá efetuar o login, mas o Shell iniciará com a pasta / (raiz)!
Nesta sessão, vamos aprender a usar o NFS (Network File System) para compartilhar pastas pela rede.
O que o NFS faz é associar uma pasta do cliente com uma pasta do servidor.
Desse modo, sempre que o cliente acessar essa pasta, na verdade ele estará acessando a pasta do servidor. Com isso, a pasta de Maria que está no servidor iria “aparecer” na máquina cliente.
A Figura 5 mostra como estariam os discos (e as pastas) na máquina servidora, na qual existem os arquivos de Maria, e na maquina cliente, em que não existe nada relacionado àquele usuário.
Para compartilhar as pastas de Maria são necessários três passos:
A Figura 6 mostra como ficaria a configuração das máquinas após os três passos anteriores serem realizados. Nesse ponto, a máquina cliente acessa as pastas docs e mp3 de maria como se elas fossem pastas locais (da máquina cliente).
A pasta no cliente, em que é feita a associação, não precisa ser igual à pasta do servidor. No exemplo acima, a pasta /home/maria do servidor poderia, por exemplo, ter sido associada a uma pasta /usuários na máquina cliente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados