Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 08 - Autenticação e Compartilhamento de Arquivos – Parte III

Usando o LDAP para Autenticação

Simplificando a Gerência de Usuários e Grupos

Na aula passada, você também aprendeu a inserir usuários na sua base LDAP. Viu como fazer isso criando um arquivo ldif com as informações dos usuários e usando o programa ldapadd para ler esse arquivo e inserir as informações. Existe uma forma muito mais simples de manipular usuários e grupos, que é utilizando os programas de um pacote chamado ldapscripts. A seguir, descreveremos como realizar essa tarefa.

  1. Para instalar esse pacote, digite:

apt-get install ldapscripts

Video
Video

Os programas do pacote ldapscripts utilizam um arquivo de configuração chamado ldapscripts.conf, que fica no diretório /etc/ldapscripts.

  1. Edite o arquivo /etc/ldapscripts/ldapscripts.conf de acordo com a configuração do seu servidor LDAP. Na Figura 2, mostramos os valores usados para nosso servidor LDAP de exemplo.
Figura 2 - Arquivo ldapscripts.conf

Os três primeiros parâmetros informam, respectivamente, o IP do servidor LDAP, o usuário administrador, e um arquivo que contenha a senha desse usuário. Explicaremos em breve como criar esse arquivo.

Os parâmetros GSUFFIX, USUFFIX, e MSUFFIX, indicam, respectivamente, os nomes dos nós em que os grupos, os usuários, e as máquinas serão inseridos. O valor do parâmetro SUFFIX será concatenado aos parâmetros anteriores para formar o nome completo daqueles nós. Ou seja, um usuário, por exemplo, será inserido no nó “ou=pessoas,ou=natal,o=ufrn”, e um grupo será inserido em “ou=grupos,ou=natal,o=ufrn”.

Os parâmetros GIDSTAR, UIDSTART, e MIDSTAR, indicam, respectivamente, os identificadores numéricos iniciais que serão atribuídos aos grupos, usuários, e as máquinas. O primeiro usuário, por exemplo, terá o identificador 10000, o segundo usuário 10001, e assim sucessivamente.

A última linha fará com que durante o cadastro de novos usuários seja solicitada uma senha para ele.

Para criar o arquivo contendo a senha do administrador do LDAP (cn=admin,o=ufrn), digite os comandos a seguir, substituindo senha pela senha desse usuário. Essa senha é a mesma senha que foi colocada no parâmetro olcRootDN do arquivo de configuração do servidor (veja Figura 13 da Aula 9).

sudo sh -c "echo -n 'senha' > /etc/ldapscripts/ldapscripts.passwd"
sudo chmod 400 /etc/ldapscripts/ldapscripts.passwd

  1. Agora basta utilizar um dos programas do pacote ldapscripts para manipular usuários e grupos. Os comandos devem ser digitados pelo usuário root, pois eles precisam ler o arquivo ldapscripts.passwd. O Quadro1 mostra exemplos dos comandos mais utilizados e o seu significado.
Comando Significado
ldapadduser maria alunos Cria o usuário maria e o insere no grupo alunos
ldapsetpasswd maria Troca a senha do usuário maria
ldapdeleteuser maria Exclui o usuário maria
ldapaddgroup teste Cria o grupo teste
ldapdeletegroup teste Exclui o grupo teste
ldapaddusertogroupl maria teste Insere o usuário maria no grupo teste
Quadro 1 - Comandos do pacote ldapscripts

Saiba que o comando para criação de usuários na LDAP não cria a pasta do usuário. Isso precisa ser feito manualmente pelo usuário root.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados