Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Lembre-se que ao criar os usuários no LDAP, as pastas deles não são criadas. Portanto, é necessário que elas sejam criadas manualmente. Para isso, basta utilizar o comando mkdir. Por exemplo, segue o comando para criar a pasta de Maria.
sudo mkdir /home/maria
Depois disso, é necessário trocar o proprietário da pasta e o grupo para os referentes a Maria. Supondo que maria pertence ao grupo alunos, o comando seria.
sudo chown -R maria:alunos /home/maria
Mas, atenção! A máquina onde estão os arquivos de Maria precisa estar configurada para autenticar no servidor LDAP. A confusão é que quando esta máquina é o próprio LDAP, costuma-se achar que ela já está configurada para isso. Mas não é verdade! Ela precisa ser configurada para autenticar no LDAP (que é ela mesma). A configuração é a mesma que mostraremos mais adiante, nesta aula para as máquinas clientes. Afinal, ela é um cliente dela mesma.
Parece confuso, mas você precisa pensar em termos de programas e não de máquinas. Os programas da máquina que controlam os acessos aos arquivos, precisam das informações do LDAP, e eles não sabem que o programa servidor LDAP está na própria máquina.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados