Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Para instalar o NFS é necessário instalar dois pacotes na máquina que vai atuar como servidora, ou seja, onde estão os arquivos e pastas a serem compartilhados. Para isso, digite o comando a seguir.
apt-get install nfs-kernel-server rpcbind
É importante saber que diferentemente da maioria dos programas que atuam como servidor, o NFS não escuta em uma porta fixa. Ou seja, enquanto um servidor web sempre escuta na porta 80, um servidor de e-mail na porta 25, e um servidor de DNS na porta 53, a cada vez que você executa NFS ele pode usar uma porta diferente. Portanto, a princípio, o programa cliente não tem como saber a porta onde o servidor está. Para resolver isso, o NFS informa a um programa chamado portmap em qual porta ele está escutando. Como o portmap sempre escuta em uma mesma porta (porta 111), os clientes sabem que porta é essa, e perguntam ao portmap em qual porta o NFS está escutando. A Figura 7 mostra os passos até que o cliente localize o servidor NFS.
Do que foi dito no parágrafo anterior, o mais importante é que você se lembre que além do NFS, o portmap também tem que estar executando, senão o NFS não vai funcionar. Você não precisa iniciar o portmap manualmente, pois ele já é iniciado automaticamente. De qualquer modo, o comando para iniciá-lo é:
/etc/init.d/rpcbind start
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados