Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Em uma rede real, você tipicamente exportaria o /home do servidor e o montaria no /home das máquinas clientes. Isso faria com que os usuários pudessem utilizar qualquer máquina da rede.
Vamos ver agora mais alguns comandos importantes quando utilizamos o NFS. Nos exemplos, assuma que a máquina que está atuando como servidor NFS se chama Máquina-A.
Quando explicamos o portmap, dissemos que o NFS obtém uma porta e a informa ao portmap; e que os clientes perguntam ao portmap pela porta que o NFS está utilizando. Tudo aquilo está correto, mas temos duas coisas a acrescentar.
A primeira é que esse modo de funcionamento utilizando o portmap acontece porque o NFS usa um protocolo chamado RPC (Remote Procedure Call) para trocar suas mensagens. Qualquer programa que use RPC utiliza esse esquema do portmap.
A segunda coisa a acrescentar é que embora tenhamos nos referido ao NFS como se fosse um único programa, na verdade o NFS é composto por vários programas, e todos usam RPC.
Existe, por exemplo, um programa responsável por tratar as requisições de montagem,chamado mountd, outro responsável por realmente atender as operações que acessam os arquivos e pastas, chamado nfs, e um terceiro, chamado nlockmgr, encarregado de fazer o lock dos arquivos. Os programas que compõem a implementação do NFS no servidor são mostrados na Figura 10. Veja que essa listagem foi obtida com o comando rpcinfo.
Vamos agora parar o serviço NFS e repetir o comando acima. Para parar o NFS, basta digitar o comando a seguir.
/etc/init.d/nfs-kernel-server stop
O resultado é mostrado na Figura 11. Veja que os programas nfs, mountd, nlockmgr não estão mais executando.
Para iniciar novamente o NFS, basta digitar o comando a seguir.
/etc/init.d/nfs-kernel-server start
Quando detectar algum problema no NFS, primeiro certifique-se que todos os programas estão executando, conforme mostrado na Figura 10. Caso detecte algum problema, você pode parar e reiniciar o serviço NFS, e o portmap, com os comandos mostrados anteriormente.
Lembre-se que os programas mostrados na Figura 11foram os programas executando na máquina servidora NFS. Na máquina cliente, o único programa do NFS executando é o nlockmgr. Os programas portmap e status não são propriamente do NFS! Eles são programas para suportar o RPC, portanto sempre devem estar executando.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados