Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 09 - Certificação

NEXT Loss (Near End Crosstalk)

NEXT é a sigla para um tipo de medição que pode ser traduzido como “linha cruzada na terminação mais próxima”.

Quando um sinal elétrico percorre um condutor metálico de um cabo, um campo eletromagnético surge e pode interferir nos pares de condutores mais próximos, o que acaba causando alguns inconvenientes na rede instalada.

Quanto maior a frequência, maior será também a possibilidade da ocorrência de NEXT no cabo, por isso deve-se aferir os valores de NEXT em várias frequências: comumente de 1 a 100 MHz em cabos categoria 5e; até 250 MHz em cabos categoria 6; e até 600 MHz em cabos 6A.

A medida do NEXT é obtida através da diferença do par de condutores que gera a interferência para o par de condutores que a recebe. Assim, um valor baixo de NEXT indica menos linha cruzada, ao passo que um valor alto indica mais linha cruzada.

O NEXT tem que ser medido nas duas extremidades do cabo. Felizmente os atuais certificadores de nível III e IV já fazem as medidas locais e remotas sem a necessidade de se transportar o equipamento para a outra terminação.

As medidas do NEXT são feitas par a par, ou seja, considerando um cabo UTP de 4 pares, inicialmente é medido o NEXT do Par 1 sobre o Par 2, depois sobre o Par 3 e só então sobre o Par 4. Após isso a mesma medição é realizada com o Par 2 sobre o Par 1, depois sobre o Par 3 e finalmente sobre o Par 4. E assim por diante até que todos os pares tenham sido aferidos como emissores de interferência e receptores dos outros pares. Observe a Figura 6.

 

Correções

Um grande causador de reprovação por NEXT é um excessivo ou indevido destrançamento dos condutores nas tomadas de telecomunicação, patch panels e conectores RJ45.

A medida de destrançamento permitida é de no máximo 13,0 mm para os cabos categoria 5e, de apenas 6,0 mm para os cabos categoria 6 e preferencialmente até 4,0 mm nos cabos categoria 6A e 7. Acima disso surgem problemas.

Inicialmente, localize a reprovação por NEXT, se local (terminação mais próxima) ou remota (terminação oposta). Após isso, verifique e, se possível, refaça as conectorizações e crimpagens.

Uma declaração incorreta do tipo de cabo no certificador também pode retornar uma reprovação por NEXT. Por exemplo, ao testarmos um link com cabo categoria 5e, não devemos esperar resultados tão bons quanto os cabos categoria 6.

Traseira de uma tomada RJ45 fêmea adequadamente crimpada, minimizando  interferências

 

Atividade 11

  1. Qual o procedimento para a correção de um link reprovado no teste de NEXT Loss?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados