Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula
A medida do comprimento dos condutores costuma ser um pouco maior do que a medida do comprimento linear do cabo. Isso é normal e se deve ao espinamento ou trança dos fios.
Entre os próprios pares de condutores também é possível haver uma pequena diferença. Essa diferença deve ser inferior a 6,0 mm entre o maior e o menor par de condutores, para que não haja quaisquer tipos de problemas.
O maior comprimento tolerável é de 100,0 m para o canal. O link permanente deve ser de no máximo 90,0 m, já incluídas as sobras de cabos.
Um canal com mais de 100,0 m de comprimento, um link permanente com mais de 90,0 m ou um line cord com mais de 5,0 m deve ser verificado e corrigido.
O excesso de curvas no traçado do cabo pode "consumir" mais comprimento linear. Se não houver a possibilidade de refazer o lançamento de um cabo com mais de 90,0 m de comprimento, corte-o o mais próximo possível do meio e instale um equipamento retransmissor. Um switch de camada de enlace pode ser muito útil nessa situação.
Um erro muito comum que acaba por ocasionar uma leitura equivocada do comprimento dos condutores é a declaração incorreta dos valores referentes ao NVP (Nominal Velocity of Propagation – Velocidade Nominal de Propagação). O NVP está melhor abordado adiante.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados