Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 09 - Certificação

Atenuação (Attenuation ou Insertion Loss)

Todo sinal elétrico transitando num cabo metálico perde parte de sua potência ao percorrê-lo. Isso é um fenômeno fisicamente normal, pois como sabemos a resistência elétrica de um cabo metálico aumenta com seu comprimento linear, ou seja, quanto maior for um cabo, maior será sua resistência elétrica.

Quanto maior a frequência do sinal que trafega em um condutor elétrico, maior será também a resistência encontrada e consequentemente a perda por inserção. Portanto, os valores de perda por inserção serão diferentes para as distintas categorias de cabos.

Cabos com uma maior bitola oferecem menos resistência e com isso, menor será a perda por inserção. Vale lembrar também que cabos com condutores flexíveis podem apresentar valores 20% maiores, aproximadamente, referentes à perda por inserção em relação aos cabos com condutores sólidos. Por isso devemos empregar line cords e patch cords com o menor comprimento possível.

 

Correções

Embora os valores referentes à perda por inserção sejam característicos do cabo empregado, podem ser ainda maiores se o manuseio e a instalação não forem bem feitas.

Um grande causador do aumento dos valores de perda por inserção é o próprio comprimento linear do cabo lançado. Reduzir o tamanho do cabo reduzirá também a perda por inserção. Se os valores de perda por inserção não forem uniformes ou proporcionais nos quatro pares de condutores, verifique as crimpagens, conectorizações e observe também a marca, modelo e especificação técnica de componentes passivos, como patch panel, tomadas de telecomunicação e conectores.

Pode ocorrer ainda algum tipo de defeito ou imperfeição no trecho de cabo lançado. Normalmente, tal fato é bem raro e, quando se manifesta, o faz somente em um par de condutores. Nesse caso, infelizmente o trecho de cabo terá que ser relançado.

A temperatura ambiente também é inimiga da perda por inserção. Como sabemos, quanto maior a temperatura, maiores serão a dilatação do corpo metálico dos condutores e também a agitação das moléculas que compõem a liga metálica dos fios.

Justamente em função da temperatura ambiente não poder ser prevista e uniformizada, as normas trazem os valores dos testes para aprovação das instalações estabelecidos à temperatura ambiente de 20oC.

 

Atividade 10

  1. Qual o procedimento para a correção de um link reprovado no teste de atenuação?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados