Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 04 - Arquitetura Internet – Parte I

Fragmentação

Como já falamos ao longo das nossas aulas, existem vários tipos de redes, assim como há vários tipos de protocolos, e a solução para a interligação de redes diferentes foi fazer com que os equipamentos que interligam essas redes diferentes (os roteadores) adotem o protocolo IP na camada de redes. Entretanto, continuamos com protocolos diferentes na camada de enlace.

Diferentes tipos de protocolos de camada de enlace são capazes de transportar pacotes de dados de tamanhos diferentes. Existem protocolos capazes de transportar grandes quadros e outros que só conseguem transportar quadros menores. Por exemplo, o tamanho máximo que um quadro Ethernet pode transportar é de 1.500 bytes, porém, alguns enlaces de dados de longa distância não conseguem transportar pacotes desse tamanho, pois seu tamanho máximo é de 576 bytes. Essa quantidade máxima de dados que um quadro de camada de enlace pode transportar é chamada de Unidade Máxima de Transmissão (MTU – Maximum Transmission Unit).

Lembre-se de que os datagramas IP são carregados de um roteador até o próximo roteador, encapsulados nos quadros de camada de enlace, o que faz com que a MTU dessa camada determine o tamanho máximo do datagrama IP que pode ser usado naquele enlace. Você pode estar pensando: “E daí, o que isso quer dizer?” Bem, como cada enlace pode ter uma MTU diferente, o que acontece quando um datagrama maior, de 1.500 bytes, por exemplo, chega a um enlace que só consegue transportar datagramas de 576 bytes? Acho que você já deve ter pensado na resposta imediatamente: “quebra esse datagrama em vários”. Se foi isso que você pensou, você acertou! É isso mesmo. E a esse processo dá-se o nome de fragmentação.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados