Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 04 - Arquitetura Internet – Parte I

História da Internet

Durante a década de 1980, novas redes foram conectadas à ARPANET, como, por exemplo, a NSFNET, patrocinada pela agência americana NSF (National Science Foundation). A NSFNET era uma rede voltada para a interligação de universidades e centros de pesquisa e, em 1981, foi conectada à ARPANET. Com o constante crescimento da NSFNET, ela logo ficou sobrecarregada e, em 1988, ela foi aberta para interesses comerciais. O Conselho Federal de Redes dos Estados Unidos aprovou a interconexão do NSFNET para o sistema comercial MCI Mail naquele ano, e a ligação foi feita em meados de 1989. A partir daí outros serviços comerciais de correio eletrônico foram conectados. Várias outras redes comerciais e educacionais foram interconectadas, tais como a Telenet, a Tymnet e a JANET, contribuindo para o crescimento da internet.

A Telenet (renomeada mais tarde para Sprintnet) foi uma grande rede privada de computadores com livre acesso dial-up de cidades dos Estados Unidos, que estava em operação desde a década de 1970. Essa rede foi, finalmente, interconectada com outras redes durante a década de 1980. Todos esses eventos tornaram o protocolo TCP/IP cada vez mais popular. A habilidade dos protocolos TCP/IP de trabalhar virtualmente em quaisquer redes de comunicação preexistentes permitiu a grande facilidade do seu crescimento, embora o rápido crescimento da internet se deva, primariamente, à disponibilidade de rotas comerciais de empresas, tal como a Cisco Systems, e à disponibilidade de equipamentos comerciais Ethernet para redes de área local, além da grande implementação dos protocolos TCP/IP no sistema operacional UNIX.

Então, você deve estar se perguntando: por que a internet só começou a ser conhecida décadas depois de sua criação?

Apesar das aplicações básicas e das orientações que já permitiam o funcionamento da internet por duas décadas, a rede não ganhou interesse público até a década de 1990. Em 1989, o cientista inglês Tim Berness-Lee inventa a “World Wide Web”, ou simplesmente web, como hoje a conhecemos. A web era um projeto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. A web foi, inicialmente, utilizada dentro da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) que, em 6 de agosto de 1991, publicou o projeto "World Wide Web", o que alavancou a adoção da internet em larga escala, se tornando a grande rede que conhecemos hoje.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados