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arrow_back Aula 04 - Arquitetura Internet – Parte I

Provedores de Acesso

Conforme você viu, para ter uma conexão com a internet, precisamos ter uma conexão com um dos backbones do país e que essa conexão pode ser direta entre nossa empresa e o backbone, ou indireta, em que nossa empresa se liga a uma empresa intermediária, que, por sua vez, está ligada ao backbone. Essas empresas intermediárias são os provedores de acesso. Se podemos nos ligar diretamente ao backbone, por que, então, utilizamos intermediários, isto é, provedores de acesso para nos conectarmos à internet?

Observe que um provedor pode ter como cliente outra empresa ou uma pessoa, como você, que deseja ter acesso à internet a partir de sua casa. Os provedores de acesso surgiram em 1995, quando foi liberada a comercialização do acesso à internet no Brasil. Antes disso, apenas as universidades e outras instituições de pesquisa tinham acesso a essa rede. Nessa época, as operadoras de backbone não tinham autorização para atenderem diretamente pessoas, ou seja, seus clientes tinham que ser empresas. Desse modo, o principal serviço dos provedores era fornecer acesso à internet para a residência dos usuários, utilizando conexões discadas por meio das linhas telefônicas.

Mesmo após as operadoras de backbone terem a liberação de fornecerem serviços aos usuários finais, esse tipo de atividade ainda continuou sendo dominado pelos provedores de acesso que passaram a utilizar tecnologias mais modernas que o acesso discado, como redes de TV a Cabo, xDSL e redes sem fio, para fazer a conexão entre a residência do usuário e o provedor. Criar e manter esse tipo de infraestrutura de rede de acesso não é o foco de negócio das operadoras de backbone. Desse modo, respondendo, então, a pergunta, uma pessoa vai sempre se ligar à internet por meio de um provedor de acesso.

Mas, e uma empresa, deve se ligar através do provedor ou diretamente ao backbone? Como você pôde observar no item (B) da Figura 1, um provedor tem vários clientes. Portanto, o link de conexão entre o provedor e o backbone será compartilhado por todos eles. Desse modo, quando se contrata um link de uma velocidade X com o provedor, isso não significa, necessariamente, que você terá, a todo instante, essa velocidade X para o acesso à internet. Veja que não estamos afirmando que os provedores não agem de forma correta, eles podem manter essas duas velocidades iguais, por exemplo, garantindo que a velocidade da conexão dele com o backbone seja maior ou igual à soma das velocidades das conexões de todos os seus clientes. A Figura 2 mostra tal situação, em que a capacidade do link Z é maior ou igual à soma dos links A, B, C e D. Entretanto, alguns provedores podem não manter essa relação para baratear o preço oferecido aos clientes, mas isso não significa, necessariamente, que alguém saia prejudicado, porque embora os clientes contratem um link com uma velocidade X, dificilmente ou provavelmente, eles não vão utilizar essa capacidade 24 horas por dia. Ou será que o computador de sua casa está utilizando, 24 horas por dia, toda a capacidade do link de internet contratado?

Proporção entre o link do provedor e os links oferecidos aos seus clientes

Dessa discussão, a resposta para a pergunta anterior é que o provedor de acesso pode, sim, ser a melhor escolha para uma empresa se ligar à internet, pois ele pode oferecer preços mais vantajosos, com uma eventual penalização no desempenho. Deve-se apenas tomar cuidado com a velocidade real que vai ser oferecida no acesso à internet. Além disso, junto com o serviço de conexão, os provedores podem oferecer pacotes de serviços, como hospedagem de páginas web e servidores de e-mail, que, muitas vezes, são bastante interessantes para as empresas, pois reduzem o custo que ela teria para manter esses serviços em suas próprias instalações.

Você viu que ligar uma empresa à internet, tecnicamente, é a mesma coisa de ligar uma matriz e uma filial. Porém, o preço desses dois tipos de ligação são bem diferentes. A questão é que o preço da ligação à internet, além de considerar a conexão entre duas empresas, deve incluir o custo de usar o link internet da outra (seja o provedor de acesso ou a própria empresa de backbone).


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