Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 04 - Arquitetura Internet – Parte I

História da Internet

Você sabe como a internet surgiu? O interesse pela pesquisa na área de redes de computadores começou durante o período da guerra fria, com o lançamento do satélite Sputnik, pela União Soviética, que fez com que os americanos criassem a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (conhecida como ARPA), em fevereiro de 1955. A ARPA criou o Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações (da sigla em inglês IPTO) para promover a pesquisa de vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano.

Foi no IPTO que surgiu um projeto com o objetivo de fazer uma rede de computadores explorando a tecnologia de comutação de pacotes para substituir a rede de comutação de circuitos usadas até o momento. Após algum tempo de muito trabalho, os dois primeiros nós da rede (que viria a ser chamada de ARPANET) foram interconectados entre a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e o SRI (Stanford Research Institute), em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1969.

A ARPANET foi uma das primeiras redes da história da internet atual. Após a demonstração de que a ARPANET trabalhava com comutação de pacotes, o General Post Office, a Telenet, a DATAPAC e a TRANSPAC trabalharam em colaboração para a criação da primeira rede de computador em serviço. No Reino Unido, a rede foi referida como o Serviço Internacional de Comutação de Pacotes (IPSS). Esse sistema garantia a integridade da informação, caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões.

Com o passar do tempo, mais e mais computadores e redes diferentes foram sendo interligadas à ARPANET, gerando um desafio: a comunicação entre hosts diferentes. Esse problema levou a mais pesquisas sobre protocolos, resultando, em 1973, no desenvolvimento do protocolo TCP/IP, que foi publicado em maio de 1974. O TCP/IP foi um protocolo proposto para a interligação de redes distintas, o que levou à adoção do termo “internet” para descrever uma única rede TCP/IP global. Esse termo foi adotado após a publicação da RFC 685, a primeira especificação completa do TCP, que foi escrita por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados