Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 03 - Protocolo DHCP: Distribuindo Automaticamente Configurações IP para as Estações em uma LAN

Alocação de Endereço Dinâmica

O DHCP tem um segundo banco de dados com um pool (faixa de valores) de endereços IP disponíveis. Este segundo banco de dados torna o DHCP dinâmico. Quando um cliente DHCP solicita um endereço IP, o servidor DHCP vai ao pool de endereços IP disponíveis (não utilizados) e atribui um endereço IP por um período de tempo negociável. Os endereços desse pool são cadastrados pelo administrador da rede.

Quando um cliente DHCP envia um pedido a um servidor DHCP, este verifica primeiro seu banco de dados estático. Se existir no banco de dados estático uma entrada com o endereço MAC do cliente que fez a solicitação, o endereço IP permanente desse clienteé retornado. Por outro lado, se a entrada não existir no banco de dados estático, o servidor seleciona um endereço IP do pool de disponíveis, atribui o endereço ao cliente e adiciona a entrada no banco de dados dinâmico.

O aspecto dinâmico do DHCP é necessário quando um host muda de uma rede para outra ou é conectado e desconectado de uma rede (como um assinante de um provedor de serviços). O protocolo DHCP fornece endereços IP temporários por um período de tempo limitado.

Os endereços atribuídos do pool são temporários. O servidor DHCP faz uma concessão por um período de tempo específico. Quando a concessão expira, o cliente precisa parar de usar o endereço IP ou renovar a concessão. O servidor tem a escolha de concordar ou não com a renovação. Se o servidor discordar, o cliente para de usar o endereço.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre os métodos de alocação dinâmica e estática do DHCP.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados