Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Você sabe que nas redes que utilizam o protocolo IP, como é o caso da Internet, os dados são transmitidos entre os computadores em pacotes IP, e que cada pacote deve conter o endereço IP da máquina que está enviando o pacote e o endereço IP da máquina para a qual ele deve ser entregue.
A Figura 1 mostra o pacote IP que é gerado quando uma máquina A quer enviar dados para uma máquina C. Naturalmente, os demais campos do cabeçalho IP e os cabeçalhos das camadas de transporte e de aplicação foram omitidos.
Assim, toda máquina que for gerar algum pacote IP na rede deverá possuir um endereço IP atribuído unicamente a ela.
Como você já sabe, cada rede de computadores interligada à Internet possui uma faixa de endereços IPs, conhecida como prefixo do endereço de rede, reservada para esta rede. O sufixo no endereço IP identifica a máquina (host ) dentro daquela rede. No exemplo da Figura 1, o prefixo seria o endereço 10 e o sufixo a parte final dos endereços, 1.1.1 para a máquina A.
A atribuição dos sufixos a cada host em uma rede TCP/IP é uma tarefa delegada ao administrador da rede. Isto é, cabe ao administrador configurar em cada máquina qual endereço IP (prefixo + sufixo) a máquina usará em sua rede.
Dependendo do tamanho da rede, esta pode ser uma tarefa árdua. Em redes corporativas, com centenas de computadores a serem configurados manualmente, esta é uma atividade trabalhosa e, muitas vezes, problemática pois a remoção e adição de novas estações na rede precisa ser coordenada com cuidado para não se ter desperdícios e nem conflitos de endereços.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados