Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 03 - Protocolo DHCP: Distribuindo Automaticamente Configurações IP para as Estações em uma LAN

Funcionamento do DHCP

Agora que sabemos a falta que o DHCP pode acarretar em uma rede, iremos mostrar como tal protocolo funciona, para assim entendermos como ele resolve, de forma automática, o problema de atribuição de endereços IP para nossa rede.

O DHCP fornece um mecanismo, baseado em comunicação cliente/servidor, que permite que um computador cliente se junte a uma nova rede e obtenha um endereço IP a partir de um computador servidor de endereços, sem intervenção manual. O conceito foi chamado de plug-and-play networking.

O funcionamento do DHCP é bem simples. Uma máquina na rede (chamada servidor DHCP) fica encarregada de distribuir os endereços para as demais máquinas (chamadas clientes). Esse servidor é configurado pelo administrador da rede com as informações que deve oferecer para os clientes. Essas informações consistem de: os endereços IP que serão distribuídos para os clientes, a máscara de rede, o roteador padrão, o servidor de DNS, entre outras.

Quando uma máquina é inicializada, ela executa o programa cliente DHCP. Para evitar que alguma configuração seja necessária no cliente, ele não sabe quem é o servidor DHCP. Desse modo, ao ser executado, o cliente DHCP envia uma mensagem DHCP em broadcast pedindo por uma configuração IP para utilizar. Como a mensagem é enviada em broadcast, todas as máquinas da rede a escutam, inclusive o servidor DHCP. Daí o servidor escolhe o endereço IP a ser atribuído ao cliente (junto com as demais informações, que normalmente são comuns a todos os clientes) e envia para ele.

Como existem máquinas que precisam obter sempre o mesmo endereço IP (tipicamente máquinas que executam software servidor), e máquinas que podem utilizar diferentes endereços IP ao longo do tempo (tipicamente máquinas cliente), o DHCP foi projetado para suportar um modo de atribuição de endereços dinâmico e outro estático.

Todos esses dois modos trabalham da mesma forma descrita acima, a diferença é como o servidor escolhe o endereço IP a ser atribuído ao cliente.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre o DHCP


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados