Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Nessa função, o DHCP possui um banco de dados que vincula endereços físicos (MAC) a endereços IP de maneira estática. Esse é o tipo de alocação adequada para aqueles computadores ou dispositivos que executam software servidor. Isso porque, como essa amarração do endereço físico (MAC) com o endereço IP é estática, não muda, o dispositivo sempre terá o mesmo endereço IP mesmo que ele seja desligado e ligado diversas vezes.
Esse tipo de alocação é comumente usada em computadores servidores, que precisam ter endereços conhecidos dos clientes e que não mudem com o tempo.Como exemplo de servidores, podemos citar, servidores web, servidores de e-mail, de banco de dados, entre outros. Esse cenário também se aplica a impressoras que possuem interface de rede LAN, nas quais é preciso configurar o protocolo de impressão com o endereço IP da impressora.
A forma de fazer essa alocação consiste em cadastrar o endereço MAC do cliente e associar um endereço IP a ele. Assim, sempre que o servidor DHCP recebe uma requisição DHCP, ele verifica o endereço MAC do cliente. Se esse MAC está cadastrado, o servidor fornece o IP que está associado a ele.
Uma desvantagem desse método é a necessidade de conhecer o endereço MAC da máquina cliente, além de requerer uma reconfiguração do servidor caso a placa de rede do cliente seja trocada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados