Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Vamos agora testar o servidor DHCP com a máquina B. Antes de ligarmos a máquina B, vamos parar o servidor DHCP na máquina A. Depois ligamos a máquina B. Ao final da inicialização da máquina B, se abríssemos um terminal iríamos verificar que sua interface eth0 não possui nenhum IP! Depois iniciamos o servidor DHCP na máquina A, conforme Figura 9.
Na máquina B vamos executar o comando dhclient que é um softwareDHCP cliente, conforme Figura 10. Veja que antes de executarmos esse comando a interface eth0 não tinha um endereço IP definido.
Observe, na Figura 10,a sequência de mensagens entre o cliente e o servidor DHCP, as quais correspondem às quatro primeiras mensagens da Figura 3, comentadas anteriormente. Isto é, o cliente envia por broadcast uma mensagem DHCPDISCOVER. O servidor DHCP, ao receber a mensagem, verifica o primeiro IP disponível para alocação, nesse caso 10.1.1.100, e envia uma mensagem DHCPOFFER com o IP para o cliente, que aceita a oferta e envia uma mensagem DHCPREQUEST do IP 10.1.1.100 para o servidor. Por fim, o servidor confirma a alocação desse IP para o cliente com uma mensagem DHCPACK com o IP. Observe, ainda, que o cliente deverá realizar um pedido de renovação do IP após 1385 segundos, conforme indicado pelo texto “renewal in 1385 seconds”.
b) Alocação Estática
O segundo teste que faremos será utilizando a alocação estática. Ou seja, a máquina B deverá pegar um endereço IP pré-configurado pelo servidor DHCP da máquina A, o qual observará o endereço físico (MAC) da máquina B para fazer esta amarração. O endereço IP que utilizaremos para a alocação estática será o 10.1.1.2, portanto, fora da faixa de endereços IP de alocação dinâmica.
É possível utilizar um endereço IP para alocação estática da faixa de endereços para alocação dinâmica? Sim. Isso é considerado como uma reserva de endereço IP dentro da faixa de endereços a serem alocados dinamicamente aos clientes. Ou seja, somente um determinado cliente poderá utilizar aquele IP, amarrando o seu endereço físico (MAC) com aquele endereço lógico (IP).
Suponha que alteramos o arquivo de configuração dhcpd.conf da máquina A para o conteúdo mostrado na Figura 11.
Em seguida, reiniciamos o servidor de DHCP, conforme Figura 12.
Agora, executamos novamente o DHCP cliente na máquina B e observamos o que acontece, conforme Figura 13.
Observe, na Figura 13, que o cliente envia uma mensagem DHCPREQUEST do IP 10.1.1.2 para o servidor e este confirma a alocação para este IP enviando uma mensagem DHCPACK para o cliente. E porque o cliente solicitou justamente esse endereço IP do servidor? No momento que servidor DHCP reiniciou, ele observou, pela nova configuração, que o cliente que já tinha um endereço IP alocado dinamicamente tem agora uma reserva de IP para ele. Isso provoca o envio pelo servidor de uma mensagem DHCPOFFER do endereço IP reservado para o cliente. O cliente poderá requisitar a alocação do novo IP com uma mensagem DHCPREQUEST quando expirar o tempo de concessão ou quando desejar renovar seu endereço, que foi o que aconteceu quando rodamos o comando dhclient.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados