Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Para complicar ainda mais esta organização dos endereços IPs nas redes, a popularização dos dispositivos móveis (notebooks, smartphones etc.) e o seu uso nas LANs corporativas intensificou a dinamicidade (entrada e saída) de computadores nestas redes, dificultando enormemente a organização manual dos endereços IP feita pelo administrador.
Para agravar a situação, como os dispositivos móveis migram de uma rede para outra frequentemente, além do problema de saber qual endereço utilizar no equipamento em uma dada rede, a necessidade de informar esse endereço manualmente seria um grande inconveniente.
Portanto, hoje em dia é praticamente imperativo em qualquer rede ter um sistema de distribuição automática de endereços IP para os computadores,facilitando sua administração no que diz respeito à configuração que deve ser feita em cada computador para que o mesmo possa conversar com os outros através dos protocolos da família TCP/IP.
Nesta aula, estudaremos o protocolo DHCP que foi criado exatamente para oferecer esta funcionalidade às redes.
É importante chamar atenção que somente o endereço IP não é suficiente para que um computador trabalhe em redes TCP/IP. Outras informações também são necessárias, como por exemplo a máscara de rede e o endereço IP do gateway.
Utilizando a máscara de rede, o host terá condições de determinar o prefixo do endereço de sua rede possibilitando assim identificar se um IP de destino de um pacote que deseja enviar é de sua rede ou não.
Caso endereço IP de destino para o pacote que o host deseja enviar não seja o de sua rede, ele deverá encaminhar o pacote IP para o gateway de sua rede.
Veja aqui a explicação em vídeo sobre a necessidade do DHCP.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados