Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 02 - Componentes de uma rede - parte 1

Cabo de Par Trançado

O cabo de par trançado, conhecido como UTP (UnShielded Twisted Pair, ou par trançado sem blindagem) consiste em um par de fios, normalmente de cobre, trançados e revestidos com PVC, que é um material isolante. Existem diversas categorias desses cabos, cujo número de pares pode variar. Os cabos que ligam os telefones em nossas casas são constituídos por apenas um par, enquanto os cabos utilizados para interligar computadores contêm quatro pares. O conjunto de pares é agrupado dentro de um revestimento externo de modo que todos os fios juntos têm a aparência de um único cabo.

Os fios são trançados para evitar os efeitos indesejáveis da interferência elétrica que pode surgir durante a transmissão de sinais devido à proximidade dos fios. Esses cabos não devem ser instalados próximos a equipamentos que possam gerar campos magnéticos como, por exemplo, fios da rede elétrica ou motores.

Quando um nível adicional de proteção contra interferências é desejado, o cabo de par trançado pode ter uma blindagem, sendo chamado de STP (Shielded Twisted Pair, ou par trançado com blindagem). Entretanto, como os ambientes onde as redes de computadores são instaladas não possuem elevada interferência eletromagnética, normalmente se utiliza os cabos UTP. A Figura 6 a seguir mostra um cabo UTP, no qual podemos observar o trançamento dos fios de seus diversos pares. Já a Figura 7 mostra o cabo STP com detalhe para a blindagem em cada par.

 Cabo UTP com 4 pares Cabo STP com 4 pares

O par trançado é o tipo de cabo mais utilizado nas redes de computadores devido ao seu baixo custo, facilidade de manipulação (colocação de conectores, passagem por canaletas entre outros) e suporte a altas velocidades de transmissão. Atualmente, esses cabos podem ser utilizados para transmitir dados a taxas de até 10 Gbps., embora as taxas comumente utilizadas sejam 100 Mbps e 1 Gbps. A Tabela 2 ilustra as principais categorias de par trançado e as velocidades suportadas por cada categoria para distâncias de 100 metros (quando não especificado de outra forma).

Categoria Velocidade máxima suportada para 100m
Categoria 3 10 Mbps
Categoria 5 100 Mbps
Categoria 5e 1 Gbps
Categoria 6 10 Gbps (distância máxima de 55m)
Categoria 6a 10 Gbps
Categoria 7 10 Gbps (com menor atenuação)
Tabela 2 - Categorias de cabos par trançado

O conector para cabos de par trançado mais utilizado em redes de computadores é o RJ45. Existe o conectorRJ45 macho, que é utilizado nas extremidades dos cabos, e o conector RJ45 fêmea, que está presente nas placas de rede, nos switchs, hubs, roteadores e também nas tomadas fixas na parede onde ligamos o cabo que vem do computador. A Figura 8 ilustra esses conectores. O RJ45 macho é bastante semelhante ao conector do telefone, que se chama RJ11, com a diferença de que enquanto o RJ11 é feito para um par (dois fios), o RJ45 é feito para quatro pares (oito fios).

RJ5 macho (no cabo) e RJ45 fêmea (na placa de rede)

Na Figura 9, podemos ver que o conector RJ45 macho tem oito guias (ou raias), e o cabo utilizado nas redes de computadores tem oito fios, de modo que se deve colocar um fio em cada guia. A questão é qual fio colocar em qual guia. Existe um conjunto de regras que detalham as diferentes maneiras de se fazer um cabo de rede com um conector do tipo RJ45. Essas regras não serão vistas nesta aula, mas são parte da disciplina de Cabeamento Estruturado, que será vista mais na frente em seu curso.

Conector RJ45 macho

Um ponto muito importante a lembrar sobre cada tipo de cabo é a distância máxima do comprimento do cabo que pode interligar dois equipamentos. Esse valor depende tanto do tipo de cabo quanto da tecnologia de rede sendo utilizada. Para redes Ethernet que utilizam UTP, o comprimento máximo dos cabos deve ser 100 metros. Além disso, cabos de par trançado são utilizados como enlaces ponto a ponto e, atualmente, a maioria dos equipamentos trabalha em modo Full-duplex. Veja que como o cabo de par trançado tem vários fios, alguns são utilizados para transmitir sinais em um sentido, enquanto outros fios transmitem no sentido contrário.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados