Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 02 - Componentes de uma rede - parte 1

Cabo Coaxial

O cabo coaxial foi o primeiro tipo de cabeamento utilizado em redes de computadores. Esse tipo de cabo é composto por dois condutores concêntricos, ou seja, um condutor interno que é revestido por um condutor externo, separados por uma camada isolante. O condutor externo serve como uma blindagem, fazendo com que o cabo coaxial tenha uma proteção contra interferências. A Figura 3 mostra esse tipo de cabo. Na parte da esquerda, aparece o cabo, ressaltando-se seus componentes e, na direita, aparece o conector utilizado (conector BNC).

Cabo coaxial

Existem duas categorias de cabos coaxiais. Cada uma se adapta a uma finalidade específica e utiliza conectores ligeiramente diferentes.

  1. A categoria RG-58 (ou Thin Ethernet) foi bastante utilizada nas primeiras redes Ethernet, cujo comprimento máximo dos cabos era 185 metros, mas aos poucos foi sendo substituída pelo UTP (que veremos na próxima seção). Isso ocorreu porque essas redes utilizavam o cabo coaxial em ligações multiponto, e isso gerava uma série de problemas, os quais serão discutidos na Aula 3, sobre topologias de rede.
  2. A categoria RG-11 (Thick Ethernet), que podia atingir distâncias de até 500 metros, também acabou sendo substituída pelas fibras óticas. Atualmente, os cabos coaxiais continuam sendo utilizados principalmente nas redes de TV a cabo, para transmissão dos sinais de TV e internet, e em redes industriais, graças a sua tolerância a interferências. Vale ressaltar, entretanto, que uma parte das redes de TV a cabo também tem sido substituída por fibras óticas, mas a parte da rede que chega até a casa do usuário ainda está sendo mantida em cabo coaxial.
Conectores BNC

Os conectores para cabos coaxiais são normalmente de três tipos, cada um com uma finalidade diferente. O conector utilizado nas extremidades do cabo para a interligação a algum equipamento se chama BNC e já foi mostrado na Figura 3, podendo ser visto novamente também na Figura 4.

O conector T-BNC, mostrado na Figura 4, era muito utilizado nas redes Ethernet para permitir que as máquinas se ligassem ao cabo, viabilizando assim as ligações multiponto. Como esses conectores T-BNC conectam os diversos segmentos de cabo, gerando um grande cabo no qual os computadores são conectados, é necessário inserir um conector especial nas duas extremidades desse cabo. Esse conector se chama terminador BNC e também é mostrado na Figura 4. Na Figura 5, vemos como esses conectores eram utilizados juntamente com os cabos para formar uma rede em barra.

Rede em barra

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados