Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
O cabo coaxial foi o primeiro tipo de cabeamento utilizado em redes de computadores. Esse tipo de cabo é composto por dois condutores concêntricos, ou seja, um condutor interno que é revestido por um condutor externo, separados por uma camada isolante. O condutor externo serve como uma blindagem, fazendo com que o cabo coaxial tenha uma proteção contra interferências. A Figura 3 mostra esse tipo de cabo. Na parte da esquerda, aparece o cabo, ressaltando-se seus componentes e, na direita, aparece o conector utilizado (conector BNC).
Existem duas categorias de cabos coaxiais. Cada uma se adapta a uma finalidade específica e utiliza conectores ligeiramente diferentes.
Os conectores para cabos coaxiais são normalmente de três tipos, cada um com uma finalidade diferente. O conector utilizado nas extremidades do cabo para a interligação a algum equipamento se chama BNC e já foi mostrado na Figura 3, podendo ser visto novamente também na Figura 4.
O conector T-BNC, mostrado na Figura 4, era muito utilizado nas redes Ethernet para permitir que as máquinas se ligassem ao cabo, viabilizando assim as ligações multiponto. Como esses conectores T-BNC conectam os diversos segmentos de cabo, gerando um grande cabo no qual os computadores são conectados, é necessário inserir um conector especial nas duas extremidades desse cabo. Esse conector se chama terminador BNC e também é mostrado na Figura 4. Na Figura 5, vemos como esses conectores eram utilizados juntamente com os cabos para formar uma rede em barra.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados