Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 02 - Componentes de uma rede - parte 1

Tipos de Cabos

Existem duas categorias de cabos utilizados para transmissão de dados em redes de computadores. Uma utiliza sinais elétricos transmitidos através de cabos metálicos (tipicamente de cobre); outra utiliza pulsos luminosos emitidos sobre cabos de vidro (conhecidos como fibras óticas). Os dois tipos de cabos metálicos utilizados em redes de computadores são o cabo coaxial e o par trançado.

A escolha do tipo de cabo que será utilizado é realizada durante a fase de projeto da rede. Essa escolha é realizada de acordo com alguns aspectos:

  • Adequação a ligações ponto a ponto ou multiponto: alguns tipos de cabo são mais adequados para serem utilizados em ligações ponto a ponto enquanto outros são mais adequados para ligações multiponto. Lembre-se de que isso tem impacto, por exemplo, na quantidade de cabo necessária.
  • Preço: naturalmente, cada tipo de cabo tem um preço (por metro) diferente. A diferença de preço por causa da escolha de um determinado tipo de cabo não se refere apenas ao preço do cabo, pois cada tipo de cabo usa conectores diferentes, que também têm preços diferentes. Além disso, o preço dos próprios dispositivos aos quais os cabos se conectam, sejam eles placas de rede ou switchs (que você estudará na Aula 3), depende também do tipo de cabo que precisa suportar. O preço da mão de obra para instalação do cabeamento é um dos fatores que influenciaram no preço de implantação de uma rede. Outro fator é a colocação dos conectores, tarefa que depende do tipo de cabo utilizado.
  • Vulnerabilidade a interferências eletromagnéticas: em cabos de cobre (coaxiais e os de par trançado), os dados são transmitidos na forma de sinais elétricos. Desse modo, eles estão sujeitos a sofrer interferência de outros equipamentos elétricos (por exemplo: motores, linhas de transmissão de energia elétrica, descargas elétricas, antenas de celular, transformadores elétricos etc.) que possam estar próximos ao cabo. Diferentes tipos de cabos de cobre possuem diferentes níveis de vulnerabilidade a esse tipo de interferência.
  • Atenuação: à medida que um sinal viaja em um meio físico, como um cabo, ele perde energia, ou seja, vai ficando mais fraco. Esse processo se chama atenuação. Até certo limite de perda, o sinal ainda consegue ser identificado corretamente sem gerar nenhum problema para a transmissão. Como cada tipo de cabo sofre uma atenuação diferente, a distância máxima permitida entre dois equipamentos depende do tipo de cabo utilizado. Portanto, desde que se limite o comprimento do cabo que interliga dois equipamentos, a atenuação não causa nenhum problema.
  • Taxa de transmissão: as características físicas definidas pelos padrões/categorias, como espessura do cabo, quantidade de fios usados etc., determinam a quantidade de bits por segundo que podem ser transmitidos nos cabos, ou seja, a “velocidade” da rede.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados