Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Antes de analisarmos os diferentes tipos de cabos, serão apresentadas algumas definições a respeito de como podem ser os enlaces. Primeiro no que diz respeito ao sentido das transmissões (simplex, half-duplex e full-duplex); depois com relação ao número de dispositivos com acesso ao enlace (ponto a ponto ou multiponto).
Quando um enlace é utilizado para transmitir informações sempre em um sentido, ele é classificado como simplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B, e as transmissões são sempre de A para B (ou sempre de B para A). Esse enlace é classificado como simplex. O item (A) da Figura 1 ilustra esse cenário.
Quando um enlace pode ser utilizado nos dois sentidos, desde que não seja simultaneamente, ele é classificado como half-duplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B. Se em um dado momento do tempo, A pode transmitir para B, e em outro momento do tempo, B pode transmitir para A, esse enlace é classificado como half-duplex. Observe que A nunca pode transmitir para B ao mesmo tempo em que B estiver transmitindo para A. O item (B) da Figura 1 ilustra esse cenário.
Finalmente, quando um enlace pode ser utilizado nos dois sentidos, inclusive simultaneamente, ele é classificado como full-duplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B. Se em um dado momento do tempo, A pode transmitir para B, e no mesmo momento do tempo, B pode transmitir para A, esse enlace é classificado como full-duplex. Vale ressaltar que para esse tipo de comunicação ser possível, tipicamente existem dois links físicos separados interligando os dois dispositivos. O item (C) da Figura 1 ilustra esse cenário.
Uma ligação ponto a ponto é aquela que liga apenas dois dispositivos diretamente, um em cada extremidade do enlace. Por outro lado, uma ligação é chamada de multiponto quando permite que dois ou mais dispositivos sejam interligados através do mesmo enlace. O item (A) da Figura 2 ilustra um enlace ponto a ponto, enquanto o item (B) ilustra um enlace multiponto.
A utilização de enlaces ponto a ponto ou multiponto implica em algumas características para a rede. Veja alguns exemplos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados