Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 02 - Componentes de uma rede - parte 1

Tipos de Enlace ou Links

Antes de analisarmos os diferentes tipos de cabos, serão apresentadas algumas definições a respeito de como podem ser os enlaces. Primeiro no que diz respeito ao sentido das transmissões (simplex, half-duplex e full-duplex); depois com relação ao número de dispositivos com acesso ao enlace (ponto a ponto ou multiponto).

Sentido das transmissões (simplex, half-duplex e full-duplex)

Quando um enlace é utilizado para transmitir informações sempre em um sentido, ele é classificado como simplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B, e as transmissões são sempre de A para B (ou sempre de B para A). Esse enlace é classificado como simplex. O item (A) da Figura 1 ilustra esse cenário.

Quando um enlace pode ser utilizado nos dois sentidos, desde que não seja simultaneamente, ele é classificado como half-duplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B. Se em um dado momento do tempo, A pode transmitir para B, e em outro momento do tempo, B pode transmitir para A, esse enlace é classificado como half-duplex. Observe que A nunca pode transmitir para B ao mesmo tempo em que B estiver transmitindo para A. O item (B) da Figura 1 ilustra esse cenário.

Finalmente, quando um enlace pode ser utilizado nos dois sentidos, inclusive simultaneamente, ele é classificado como full-duplex. Dizendo de outra forma, suponha que existe um enlace entre dois dispositivos, A e B. Se em um dado momento do tempo, A pode transmitir para B, e no mesmo momento do tempo, B pode transmitir para A, esse enlace é classificado como full-duplex. Vale ressaltar que para esse tipo de comunicação ser possível, tipicamente existem dois links físicos separados interligando os dois dispositivos. O item (C) da Figura 1 ilustra esse cenário.

Enlaces simplex (A), half-duplex (B) e full-duplex (C).

Ponto a ponto e multiponto

Uma ligação ponto a ponto é aquela que liga apenas dois dispositivos diretamente, um em cada extremidade do enlace. Por outro lado, uma ligação é chamada de multiponto quando permite que dois ou mais dispositivos sejam interligados através do mesmo enlace. O item (A) da Figura 2 ilustra um enlace ponto a ponto, enquanto o item (B) ilustra um enlace multiponto.

Ligações ponto a ponto (A) e multiponto (B)

A utilização de enlaces ponto a ponto ou multiponto implica em algumas características para a rede. Veja alguns exemplos.

  • Redes cabeadas que utilizam enlaces ponto a ponto para interligar as máquinas tendem a utilizar uma quantidade maior de cabos que redes baseadas em enlaces multiponto. Por outro lado, esses enlaces ponto a ponto fornecem um nível maior de proteção aos dados, pois dificultam sua interceptação por pessoas não autorizadas.
  • Para redes sem fio, a utilização de enlaces ponto a ponto permite que as máquinas estejam separadas por distâncias maiores que nos enlaces multiponto. Isso acontece porque no primeiro caso são utilizadas antenas direcionais, enquanto no segundo as antenas precisam enviar os sinais em 360º, o que faz com que o alcance desses sinais seja reduzido.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados