Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Estrutura de tópicos é uma ferramenta útil para organizar um texto longo. Em geral, utilizamos tópicos numerados para representar uma hierarquia de conteúdo. Por exemplo, Capítulo 1, Capítulo 2 etc. Dentro de um capítulo, temos as seções e subseções. Assim, é comum numerar as seções e subseções, como em 1, 1.1, 1.2, 1.3, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 3.1, 3.2, 3.3 etc.
Quando utilizamos o estilo de parágrafo Título 1, Título 2, e assim por diante, associados com numeração de estrutura de tópicos, o Writer automaticamente gera essa numeração hierárquica para você! Legal, não é? A principal vantagem de deixar o Writer fazer isso (ao invés de você digitar esses números manualmente) é que se você acrescentar ou remover seções do texto, o Writer automaticamente ajusta as numerações de todas as seções. Dessa forma, você não precisa se preocupar se vai lembrar-se de modificar a numeração de estrutura de tópicos.
A princípio, os estilos Título 1, Título 2, Título 3 etc. não são numerados. Mas, podemos mudar isso rapidamente. Primeiro, devemos escolher a opção Ferramentas < Numeração de estruturas de tópicos na barra de menu. Essa opção lança a caixa de diálogo da Figura 6.
A partir desse diálogo, você vai definir que tipo de numeração de um dos estilos deve (ou não) receber. Os passos para realizar a configuração após a ativação do diálogo são os relacionados a seguir.
Com isso, você formatou a numeração de cada tópico. Para usar tal formatação, você deve lembrar de selecionar o texto ao qual você quer aplicar o estilo e, então, escolher um dos estilos, seja Título 1, Título 2 etc.
Se você já tiver aplicado os estilos ao texto e depois modificou o formato deles, não se preocupe, pois: automaticamente o novo formato será aplicado no lugar correto. A Figura 8 ilustra um exemplo de tópicos numerados.
Agora que você já aprendeu como editar e formatar documentos das mais variadas formas e layoutss, é hora de descobrir como imprimir esse documento em papel para apreciar o trabalho realizado. A partir desta seção, vamos descrever como proceder para imprimir seus documentos e também exportá-los de maneira que possam ser enviados, por exemplo, por mensagem eletrônica.
A forma mais rápida de realizar a impressão de um documento texto é clicando no ícone (imprimir arquivo diretamente), que faz com que todo o documento seja enviado diretamente para a impressora padrão. Denomina-se por impressora padrão a impressora instalada e configurada como impressora principal (padrão) do sistema computacional. Contudo, nem sempre queremos enviar o documento completo para impressora. É muito comum querer imprimir, por exemplo, a primeira página apenas ou então um subconjunto de páginas do documento texto. Nesse caso, deve-se escolher a opção Arquivo < Imprimir (ou as teclas Ctrl + P), que exibe a caixa de diálogo Imprimir, similar a da Figura 9.
Na caixa de diálogo Imprimir, é possível determinar o funcionamento da operação de impressão, escolhendo uma das opções a seguir.
Por exemplo, a sequência 1, 5, 11–14, 20–25 faz com que sejam impressas as páginas 1, 5, 11 à 14 e 20 à 25 (inclusive os limites da sequência).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados