Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
O uso de estilos é uma das formas disponibilizadas pelo Writer para facilitar a manipulação de elementos do texto. Através de estilos, podemos melhorar a consistência e facilitar a execução de alterações de formatação de elementos do texto. Mas, antes de falar sobre suas qualidades, vamos tentar definir o que são os estilos.
Para reconhecer o uso de estilos, podemos dar um exemplo prático. Normalmente, quando recebemos um novo computador, ele já vem com um “estilo” de área de trabalho predeterminado na instalação do sistema operacional. Assim, a área de trabalho vem com uma imagem de fundo e uma série de ícones básicos sobre a área de trabalho, muitas vezes, músicas de abertura e encerramento de uma sessão. Porém, é comum que logo em seguida, procuremos personalizar nossa área de trabalho (seja ela Windows, Linux ou Mac OS X), procurando novos temas ou criando nossos próprios temas. Assim, atribuímos o nosso estilo ao nosso computador, com um fundo de nosso gosto, ícones customizados e músicas especiais de abertura e encerramento.
Essa mesma ideia pode ser aplicada a elementos que compõem um documento texto como, por exemplo, uma página - vimos isso na prática quando abordamos o tema estilo de página na Aula 3 (Writer: trabalhando com texto e formatando páginas), lembra? Assim, os estilos do LibreOffice são uma forma prática de evitarmos o uso de descrições do tipo:
cada vez que queremos que a página de um documento siga o estilo Padrão. Imagine, por um momento, quanto tempo levaríamos se tivéssemos que especificar todos esses detalhes cada vez que quiséssemos que uma página seguisse esse padrão de formatação. Mas isso tudo pode ser feito de maneira muito rápida, bastando aplicar o estilo Padrão a uma página.
Outro exemplo ocorre quando desejamos definir um estilo para um título de um documento. Ao invés de indicarmos “tamanho da fonte 14pt, fonte Times New Roman, negrito, centralizado”, podemos codificar todas essas informações em um estilo de parágrafo denominado Título.
Vamos dar mais um exemplo para ajudar a perceber o poder do uso de estilos em um documento. Suponha que você foi solicitado a escrever um trabalho escolar, com cerca de 40 páginas. Você, tendo aprendido sobre estilos, utilizou essa funcionalidade em todo o seu documento. Um colega seu, que vamos chamar de Sr. X decidiu, por preguiça, fazer o texto sem usar estilos, até porque ele não estudou toda a matéria e, por isso, não aprendeu muito bem a usá-los. Um pouco antes do horário limite para entregar o trabalho, você percebe que o formato do texto não está de acordo com o solicitado pela professora:
Como você utilizou estilos, não haverá problema algum em realizar essas alterações, pois basta alterar os estilos utilizados no documento. Por outro lado, nosso amigo Sr.X não conseguirá realizar todas essas alterações em tempo para entregar no horário requisitado. Que pena que Sr.X não teve tempo para aprender sobre o poder de estilos do LibreOffice!
O Writer do LibreOffice oferece cinco categorias de estilo, descritas a seguir.
Dentre essas categorias, o estilo de parágrafo é o mais importante. Isso porque os parágrafos são os blocos básicos de qualquer documento de texto. Títulos e subtítulos, cabeçalhos, rodapés, listas numeradas: todos são considerados parágrafos. Advém disso a importância de dedicarmos maior espaço para estudarmos estilos de parágrafos. Antes, vamos conhecer quais elementos da interface nos ajudarão a definir e modificar estilos de uma maneira geral. Alguns desses elementos, você já estudou e certamente utilizou anteriormente.
A manipulação de estilos está disponível por meio de uma janela flutuante encaixável denominada de janela de Estilos e formatação. A Figura 1 apresenta esta janela. Não se preocupe com a complexidade dela, pois vamos abordar seus principais elementos, um de cada vez. Veja também que a interface pode ser ligeiramente diferente da interface que aparece para você em seu computador, isso acontece porque algumas das figuras usadas aqui são do LibreOffice para um sistema operacional diferente do seu, mesmo assim tudo é muito parecido. Essa é um das vantagens do LibreOffice, falamos sobre isso na primeira aula, você lembra?
Antes de continuar, você lembra como podemos abrir a janela da Figura 1? Existem maneiras diferentes. A mais fácil é pressionar a tecla F11. Outra forma é escolher a opção Formatar < Estilos e formatação na barra de menus.
Cada um dos ícones destacados na Figura 1, ao serem ativados com um clique simples, exibe na área da janela principal uma lista de estilos disponíveis que podemos escolher naquela categoria. Assim, para aplicar, por exemplo, um estilo de caractere, devemos selecionar a parte do texto sobre a qual o estilo deve atuar e, em seguida, realizar um clique duplo sobre o nome do estilo de caractere que queremos utilizar. Esse mesmo método de seleção e aplicação também funciona com as outras quatro categorias de estilo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados